21/10/2013 às 14h55min - Atualizada em 21/10/2013 às 14h55min

Deputado fica com guarda de dois cães do Instituto Royal e diretora do lugar critica atitude

Segundo informa o advogado do deputado Ricardo Trípoli, ele foi autorizado pelo delegado de plantão a ficar com os animais

O deputado federal Ricardo Trípoli esteve em São Roque durante este fim de semana e acabou ficando com a guarda provisória de duas cadelas pertencentes ao laboratório do Instituto Royal. Ele estava acompanhando até a delegacia de São Roque o seu advogado que havia sido ferido durante o protesto de sábado, no instituto.

A empresa está sendo acusada por um grupo de manifestantes de maltratar animais durante testes científicos. As manifestações acabaram em uma invasão do instituto, onde cerca de 180 cães foram levados por manifestantes, com o intuito de salvar os animais dos testes doloridos.

Durante a visita do deputado e do advogado à delegacia, duas fêmeas da raça beagle que pertencem ao Instituto Royal chegaram ao local, sido encontrados em uma rua no bairro do Carmo e levados a delegacia por policiais. Segundo informa o advogado de Ricardo Trípoli, o deputado foi autorizado pelo delegado de plantão a ficar com as cadelas. “Como o local não oferecia condições e não havia pessoas para cuidar dos animais, o deputado pediu autorização do delegado de plantão para ficar com eles. Ele assinou um termo de fiel depositário dos animais, levou-os para o veterinário e em seguida para casa”, disse a advogada.

Porém, os responsáveis pelo Instituto Royal, afirmaram que os animais sempre foram bem tratados e que todos os testes realizados nos cães estão devidamente autorizados, transformando o “resgate” dos animais em furto, na teoria. Com isso, a diretora geral do Instituto Royal, Sílvia Ortiz, criticou a atitude do parlamentar. "Os cães são identificados e devem retornar ao instituto. Estou surpresa com a polícia em ter permitido que os animais fossem levados e também com a atitude do deputado, que sabe que receptação é crime", afirma.

Mas para a advogada de Ricardo Trípoli, o fiel depositário é nada mais que um colaborador da justiça. “Ele é o único que, hoje, está protegido pela lei para ficar com os animais. Ao assinar o termo, ele se comprometeu a receber os animais em depósito e a não se desfazer deles até a decisão do juiz”, explica a advogada.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.