13/05/2016 às 09h56min - Atualizada em 13/05/2016 às 09h56min

Parquímetros eletrônicos são destruídos em São Roque

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Divulgação
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Divulgação

Diversos parquímetros eletrônicos de São Roque, as conhecidas Zonas Azuis Digitais, estão sofrendo atos de vandalismo. O problema não é recente e, na verdade, teve início no mesmo dia em que os aparelhos foram instalados no município, já que durante a cobertura da inauguração da aparelhagem, nossa reportagem testemunhou quando um dos monitores da empresa Troia Park, empresa responsável pelas máquinas,  retirou uma grande quantidade de papel  que havia sido colocada no receptor de moedas do aparelho.

Segundo o Diretor Administrativo da Troia Park, Claudio Luiz da Silva, embora os problemas de vandalismo ocorram desde sua instalação, em novembro de 2016, ele se intensificou recentemente. O problema mais rotineiro é a inserção de objetos diversos, como papel, clips, moedas,  falsas e até mesmo band-aid no receptor de moedas das zonas azuis digitais, o que danifica a leitura do aparelho, entretanto a situação tem piorado. “Há aproximadamente duas semanas, levaram um dos parquímetros que estava na região do Supermercado Estância,  roubaram o cofre do aparelho e o deixaram atrás dos banheiros públicos no Largo dos Mendes”, comenta.

Além destas infrações um dos aparelhos localizado na Rua Marechal Deodoro da Fonseca teve o seu painel destruído a pancadas, mas o nível de animosidade infelizmente se estende até os colaboradores da empresa, que prestam auxílio a população no manuseio dos aparelhos. Segundo Cláudio, alguns dos funcionários sofreram ameaças  por parte de alguns comerciantes da cidade. 

Todas estas infrações foram registradas na Delegacia de São Roque e estão sendo investigadas pelas autoridades. Quando questionado sobre o nível da depredação, Cláudio nos fala que a empresa estava preparada para enfrentar resistência, já que o sistema é novo na cidade, mas o nível de animosidade com o maquinário e com alguns funcionários surpreendeu a empresa. “Acreditamos que não seja uma ação de muitas pessoas, já que encontramos quase  sempre as mesmas abordagens, então acreditamos que seja a ação de alguns indivíduos”, comenta.

Entretanto o prejuízo pode terminar no bolso da própria população. Embora a empresa tenha prejuízos com a danificação dos aparelhos a falta de arrecadação destas maquinas paradas pode influenciar na arrecadação da própria Prefeitura de São Roque, que tem um contrato firmado com a empresa, e que pode ser prejudicado devido ao valor pago na manutenção constante da zona azul digital.

Segundo a Polícia Militar, a pessoa que for pega destruindo ou danificando os parquímetros pode ter muitos problemas, já que a destruição de propriedade alheia é crime, prevendo pena de detenção, de um a seis meses, ou multa. De acordo com as autoridades, a pessoa que presenciar este delito pode realizar a denúncia através do 190 ou do próprio Disque Denúncia (181).

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.