04/05/2016 às 00h00min - Atualizada em 04/05/2016 às 00h00min

Dilma quer renunciar a presidência e pedir novas eleições em outubro, diz O Globo

Da Redação - Foto: Reprodução/Internet
Da Redação - Foto: Reprodução/Internet

A presidente Dilma Rousseff deve enviar ao Congresso nos próximos dias uma proposta de emenda constitucional (PEC), para que uma nova eleição presidencial seja realizada em outubro deste ano, segundo informações do portal O Globo.

De acordo com a reportagem, a equipe do vice-presidente Michel Temer recebeu a informação de que Dilma estaria preparando um pronunciamento em rádio e TV em que renunciaria ao cargo e no qual pediria que Temer fizesse o mesmo. O programa seria veiculado na próxima sexta-feira, poucos dias antes do Senado votar se aceita, ou não, analisar o processo contra a presidente.

Entretanto a resistência a idéia seria grande, a começar pelo próprio vice-presidente e, segundo a reportagem, a chance de Temer aceitar a proposta de renunciar é nula.

Não há unanimidade também entre os ministros e um dos legisladores chegou a apontar que a renúncia seria a negação de todo o discurso de que o processo de impeachment é um golpe, adotado pela presidente até aqui.

Dilma agora estaria buscando apoio a ação nos movimentos sociais e políticos. “Diria que no PT cresce o apoio, porque eu e os senadores Jorge Viana (PT-AC) e Lindbergh Farias (PT-RJ) estamos apoiando. As pesquisas dizem que a população quer novas eleições. Se isso tudo for verdadeiro, que deixemos o povo eleger presidente e vice numa grande consertação”, afirmou o senador Paulo Paim (PT-RS), que integra o grupo defensor da antecipação do pleito.

Mesmo que o governo conquiste o apoio popular, a situação não é favorável no legislativo, já que Paim admitiu que hoje não há 3/5 dos votos para aprovar uma PEC, ou seja, 308 votos na Câmara e 49 votos no Senado, em duas votações em cada Casa. Um fato óbvio, já que Dilma não conseguiu barrar o processo de impeachment, obtendo apenas 137 votos na Câmara.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.