29/04/2016 às 10h02min - Atualizada em 29/04/2016 às 10h02min

Cães podem comer comida?

Veterinária esclarece dúvidas sobre a alimentação e diz quais são os cuidados necessários para deixar um animal saudável

Portal IG - Fernanda Maranha
Portal IG - Fernanda Maranha

Uma das grandes polêmicas com relação aos cuidados com cachorro é: ele pode comer comida humana em vez de ração? A veterinária Mallize Fonseca afirma que sim, mas que ela deve ser balanceada: “Para oferecer alimentação caseira para o cão, ele precisa ser avaliado por um veterinário para ele indicar a melhor dieta. Tem gente que dá dieta sem balancear e pode ter problema”.

Erros
O maior erro na administração de comida caseira para os cachorros é não respeitar as necessidades nutricionais dos diferentes cães, que variam de acordo com a raça e idade do animal. Mallize destaca que filhotes e gestantes precisam de mais proteínas e minerais, enquanto um animal idoso já precisa de menos proteína que um adulto ativo.

Outro perigo de não se consultar com um veterinário antes de mudar a dieta é deixar o animal com carência de nutrientes. “A dieta caseira muitas vezes não supre todas as necessidade e deve ser feita a suplementação de vitaminas e minerais”, explica a veterínária, que afirma que a deficiência de cálcio é comum nos animais e, por isso, geralmente é feita a suplementação.

O que pode e não pode?
Mallize recomenda comida saudável que comemos no dia a dia: arroz integral, carnes de frango, peixe ou bovina – prezando pelas menos gordurosas –, além de legumes e folhas variados. Ela indica que as carnes sejam todas cozidas para evitar o risco de contaminação.

O veterinário deve indicar a quantidade (e variedade) adequada de comida para cada animal, mas um aspecto é igual à alimentação à base de ração: a frequência. A comida deve ser dada duas vezes ao dia, uma na hora do almoço e outra na hora do jantar.

Apesar de a alimentação ser parecida com a dos donos, existe alguns alimentos que estão proibidos do cardápio dos cãezinhos: uva, nozes, abacate e chocolate possuem substâncias tóxicas para eles. A cebola, dependendo da quantidade, também pode intoxicar os cães. 

Vantagens
A primeira vantagem é o fato de a comida ser caseira e não industrializada. Além disso, a veterinária aponta outros benefícios: “Conseguimos selecionar os grãos não transgênicos, os alimentos frescos e ficamos livres de corantes e conservantes”.

Os alimentos frescos também possuem mais água, ajudam a hidratar o animal e facilitam a digestão. “E é possível diversificar mais. Isso é mais palatável e menos enjoativo”, conclui Mallize.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.