26/04/2016 às 21h46min - Atualizada em 26/04/2016 às 21h46min

Dicas para limitar o tempo de uso do computador e o acesso a conteúdo adulto

O computador e a internet são ferramentas poderosas de pesquisa e entretenimento, porém muitos sites e aplicativos podem conter vírus ou conteúdo inapropriado para crianças que costumam navegar na rede. Por isso, a ferramenta “Controle dos Pais”, disponível no Windows, foi criada para gerenciar o modo como os pequenos utilizam os dispositivos eletrônicos.

 

Com ela, é possível habilitar sites específicos e apropriados e bloquear o acesso a páginas com conteúdo adulto, além de determinar os horários em que a criança pode ligar e utilizar o computador em cada dia da semana.

 

A ferramenta ainda conta com um relatório do tempo de uso do equipamento, assim como os sites acessados pelo usuário. Lembrando que a criança pode pedir o acesso a determinado conteúdo, e a solicitação do pedido aparecerá na conta dos pais, podendo ou não ser autorizada.

 

Para configurar o “Controle dos Pais”, é preciso que a conta do usuário responsável seja a administradora do computador, para ter acesso às configurações dos outros usuários. Veja o passo a passo:

 

Logado na conta de administrador do computador, clique no menu “Iniciar e, em seguida, em “Painel de Controle”.
  Quando abrir, clique em “Contas de Usuário e Proteção para Família” e em “Configurar Controle dos Pais para Qualquer Usuário”. Nesta opção, serão solicitados o login e a senha do administrador para continuar o procedimento de controle.
  Se já existir uma conta específica para seu filho, basta clicar nela. Se não, é possível criar uma com novas configurações em “Criar Nova Conta de Usuário”.
  Em seguida, em “Controle dos Pais”, clique em “Ativado, aplicar configurações atuais”.

 

Após ativar o “Controle dos Pais”, você poderá configurar as contas como desejar.

 

Navegação na web

Não são todos os sites da internet que podem ser considerados confiáveis. Muitos podem conter vírus que podem danificar o computador e colher informações privadas de e-mails, pastas, entre outros arquivos. Com a ferramenta, é possível determinar os sites aos quais o seu filho poderá ter acesso, como os educativos e as enciclopédias, bem como restringir páginas específicas, com conteúdo de violência e adulto, por exemplo. Para isso, é só incluir a URL do site que você deseja permitir ou bloquear nas opções “Sempre Permitir Estes ou “Sempre Bloquear Estes”.

 

Aplicativos e jogos

Toda criança gosta de jogar no computador como forma de entretenimento, porém, quando um limite não é determinado, os jogos podem se tornar vícios e atrapalhar a vida social e educativa do pequeno. Por isso, a ferramenta possibilita a escolha dos tipos de jogos e aplicativos que podem ser executados, bem como a faixa etária de cada um deles.

 

Em “Limitar aplicativos e jogos que podem ser usados nesse dispositivo”, você seleciona os aplicativos e jogos que quer restringir o acesso. Já em “A criança pode usar aplicativos e jogados adequados para”, você escolhe a faixa de idade dos jogos que a criança pode utilizar.

 

Tempo de uso

Este é o recurso mais utilizado pelos pais. Nele você controla os dias e os horários de uso do computador pelo seu filho, podendo configurar o tempo de início e o final. O uso da ferramenta “Controle dos Pais” é útil e totalmente confiável, mas é recomendado o diálogo entre os pais e as crianças sobre o uso do computador, a educação e o acesso a conteúdos inapropriados.

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.