15/04/2016 às 15h07min - Atualizada em 15/04/2016 às 15h07min

Presidente da Romaria dos Cavaleiros de São Jorge renuncia e alega falta de apoio da prefeitura

Governo Municipal afirma que continua a apoiar o evento.

Texto: Vander Luiz
Texto: Vander Luiz

A menos de um mês (29 de abril) da tradicional romaria de São Roque a Pirapora, a presidente da Sociedade Cívica Cavaleiros de São Jorge, Santina Aparecida César, renunciou ao cargo que terminaria no dia primeiro de maio data da chegada da romaria.

Santina disse que tomou a decisão na noite de sexta-feira “pelo bem da romaria, porque minha presença poderia prejudicar a realização da romaria” que foi criada em 1929 pelo monsenhor Silvestre Murari.

Em entrevista ao programa Linha Aberta da Rádio Coluna, Santina falou que por não pertencer ao mesmo partido do Prefeito Daniel da Padaria (PMDB) a Prefeitura de São Roque evitou reuniões e não encaminhou projeto à Câmara Municipal de subvenção à romaria. No ano passado, pela primeira vez foram aprovados 15 mil reais para a organização.

 “Tudo mudou com a saída do Roquinho (Roque Gabriel Rodrigues] que deixou a Diretoria de Turismo. Já estava tudo certo, inclusive protocolei o pedido para que fosse feito o projeto”, disse Santina.

Roquinho deixou a Prefeitura e mudou de lado passando a dar apoio a pré-candidatura do empresário Cláudio Góes (PSDB), mesmo partido no qual Santina está filiada.

Santina disse que tem pretensões políticas, mas que no momento ela estava organizando a romaria como fez nos últimos cinco anos e sabe separar as coisas.

Comentou que o dinheiro arrecadado com a barraca nas Festas de Agosto foi utilizado na terraplanagem do terreno onde está sendo construída a capela de São Jorge no bairro do Guaçú. Por isso, que a agora ex-presidente contava com ajuda da prefeitura para cobrir gastos com som, locução, banheiros químicos e o café da manhã queé oferecido aos cavaleiros na saída.

Mesmo assim conseguiu transferir cinco mil reais das obras da capela para a organização da romaria, lembrando que as flâmulas e as camisetas já estão prontas.

Além de evitar reuniões que ocorrem todos os anos com a organização da romaria, Santina também se queixou que a Prefeitura tratou tudo de forma verbal e que a organização precisa de documentos da Prefeitura para solicitar o policiamento, entre outras providências. 

Veja a entrevista completa de Santina através do blog do jornalista Vander Luiz. 

Mudanças no passeio

Outro problema é quanto a realização do passeio dos romeiros que neste ano está previsto para o dia 17. Explicou que foi preciso mudar o trajeto por conta de dificuldades enfrentadas na região do Ibaté onde a cavalgada terminava na fazenda de propriedade de Orlando de Castro.

Santina disse que o local  oferece infraestrutura, mas os moradores da região reclamam do grande número de carros que acompanham os cavaleiros e dos problemas que são causados na região onde tem condomínios e passa linha de ônibus. “O ano passado até o padre teve dificuldades para chegar”.

 “Apesar do esforço, inclusive de Orlando de Castro, tivemos que mudar o trajeto e o Centro Cultural Brasital é o local ideal para a chegada dos cavaleiros e a escolha da rainha da romaria”.

Santina disse que teria como controlar o acesso de bebidas alcóolicas, uma das preocupações do prefeito. No entanto, a Prefeitura que não estaria mais disposta a ceder o local. “O prefeito ficou animado quando apresentamos a ideia e agora mudou tudo”.

Nova diretoria

A nova diretoria foi eleita por aclamação na sexta-feira (data que a eleição estava prevista), mas a posse foi antecipada em razão desses problemas. O novo presidente é Wilson Roberto Silva (Chico Aranha). Recém empossado presidente da Sociedade Cívica e Religiosa Cavaleiros de São Jorge, que organiza a principal romaria entre São Roque e Pirapora, Chico lamentou a renúncia de Santina César, confirmou que a cavalgada do próximo domingo (17 de abril) será o Recanto da Cascata como ponto de chegada e que a Prefeitura de São Roque está de portas abertas para colaborar com a romaria. 

Santina disse também que não gostou da forma como o sucessor se posicionou logo no primeiro dia. “Nos sentimos excluídos, mas continuo no Conselhos Fiscal e Deliberativo e tomaremos providências se ocorrer alguma falha administrativa que venha causar problemas à romaria”.

O Jornal da Economia questionou a Prefeitura de São Roque com relação a situação da Romaria dos Cavaleiros de São Jorge. Em nota enviada a nossa redação, a Prefeitura lamenta a postura da ex-presidente Santina, afirmando que um dos compromissos do Plano de Governo da atual administração, era o Resgate da Romaria, trazendo novamente as famílias e os verdadeiros Romeiros para o evento. Desde então, o evento passou a contar com total acompanhamento da Prefeitura.

“A Prefeitura deixa claro, que a opinião desta cidadã, não reflete em nada, o que pensa o restante da Comissão Organizadora, tanto que o novo Presidente Chico Aranha, já realizará novas reuniões com a administração municipal, dando sequência a esta parceria, e a Prefeitura já antecipa, que novamente dará todo apoio e suporte”, afirma o governo municipal. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.