26/03/2016 às 16h09min - Atualizada em 26/03/2016 às 16h09min

Prefeitura de Mairinque fala sobre emulsão asfáltica usada nas ruas do município

Texto/foto: Assessoria de Imprensa
Texto/foto: Assessoria de Imprensa

A Prefeitura de Mairinque iniciou no início do mês de março a aplicação do Agente Antipó em diversas ruas do município. O produto já foi empregado em outras cidades com ótimos resultados já que propicia boa aparência, elimina a poeira e a lama e aumenta a segurança das vias, com um custo menor que outros métodos paliativos.

Após quase um mês de uso, o produto vem despertando a curiosidade da população com relação à sua aplicação e até mesmo durabilidade.

O Agente Antipó é um tipo de camada asfáltica que contém óleo de xisto coberta com impermeabilizante que pode durar até oito meses. Além da boa aparência, é um produto que utiliza equipamentos de baixo custo e economiza manutenção em vias primárias. A aplicação é a frio e sem diluição, não necessita de mão de obra e equipamentos especializados. Além disso, por utilizar solventes leves, não prejudica o meio ambiente.

“A aplicação vai acontecer em diversas ruas ainda não contempladas com projetos e convênios de asfaltamento. Essas vias são aquelas que causam transtornos aos moradores nos períodos de seca, com a poeira, e de chuva, com a lama”, explicou o secretário municipal de Obras, Claudinei Rosa.

Aplicação do produto

O local a receber o produto deve estar umedecido e preparado com caimento lateral para o perfeito escoamento da água pluvial. O Agente Antipó é aspergido a frio. O tempo de cura, isto é, a espera para a penetração do agente no solo, pode ser no máximo de quatro horas. Em solos não argilosos aplica-se uma segunda demão de Agente Antipó. A seguir, procede-se ao salgamento da área com pó de pedra, de modo que toda a superfície fique recoberta. A aplicação pode ser manual ou realizada por um caminhão.

Com o pó de pedra espalhado, procede-se a rolagem da superfície em quatro passadas com pressão de 60 libras, usando-se rolo de pneus, ou na sua falta, rolo de chapa lisa. Em seguida, é possível a liberação da pista ao tráfego.

O serviço não pode ser executado sob chuva ou ainda quando a temperatura ambiente estiver abaixo de 10°C.

“Por se tratar de um serviço consideravelmente rápido, nós pedimos a colaboração de todos os moradores das ruas que estão recebendo o Agente Antipó para não trafegarem nos locais onde o produto está sendo aplicado e não mexer com água no quintal ou nas calçadas, já que ele não pode ter contato com água por pelo menos quatro horas”, destacou o diretor de Obras, Antônio Carlos Cruz.

Durabilidade

O desempenho desse tipo de revestimento dependerá do volume de tráfego, das condições da superfície a ser tratada e da qualidade da aplicação. O revestimento caracteriza-se pela impermeabilização simples e econômica, não devendo ser comparado a um calçamento convencional. Embora tenha aparência semelhante a uma pavimentação, ele não é asfalto.

É importante ressaltar que a aplicação do Agente Antipó é uma alternativa para as ruas que sofrem com poeira, lama e buracos, mas que ainda não foram contempladas por convênios e projetos de asfaltamento. Para acompanhar as ruas que estão sendo beneficiadas com o Agente Antipó acesse o site da Prefeitura de Mairinque – www.mairinque.sp.gov.br. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.