18/02/2016 às 13h19min - Atualizada em 19/02/2016 às 09h50min

Ruas do bairro Jardim Santa Vitória ficam na lama após chuva

Da Redação - Fotos:
Da Redação - Fotos:

As chuvas de segunda-feira (15) deixaram as ruas do bairro Jardim Santa Vitoria em uma situação precária. Segundo os moradores, a prefeitura havia jogado terra vermelha nas ruas do bairro, porém com a chuva, a terra se tornou lama, causando transtornos e levando perigo aos moradores que circulam pelo local. As imagens enviadas pelo leitor Emerson Bez Gonçalves mostram carros atolados no lamaçal formado por apenas um dia de chuva e uma imagem mostra uma van escolar, utilizada por crianças especiais, descendo uma das principais ruas do bairro derrapando pela lama até que em determinado momento ela  gira e sobe na guia da rua, quase entra em uma área residencial. O veículo já havia deixado todas as crianças no momento do incidente, mas as imagens mostram o perigo enfrentado pelos moradores que andam de carro pelo local.  

“O que me deixa mais revoltado é que podia ter uma filha minha dentro daquela van”, afirmou o professor Fabio Aparecido Batain ao falar sobre o ocorrido. O morador afirma que com a volta do período escolar o trafego aumenta, e os veículos não conseguem subir ou descer as ruas quando chove.

Um perigo que não se restringe apenas aos veículos, mas também aos pedestres que trafegam pelo local, afinal com a quantidade de lama formada em apenas um dia de chuva o risco de acidentes ao andar pelas ruas é muito grande. Em uma das imagens, moradores ajudam uma criança em cadeira de roda a ir para sua casa, entretanto um dos homens que carrega a cadeira escorrega e cai.

Moradores do bairro já lutam pelo asfaltamento do local há muito tempo e já chegaram a realizar protestos na Câmara Municipal, por conta dos constantes remanejamentos das verbas que inicialmente estavam direcionadas a obra de asfalto do bairro e que poderiam ter resolvido o problema. Na época dos protestos, o vereador Guto Issa citou três projetos de remanejamentos enviados pelo executivo e aprovados pela Câmara (18-E, 24-E e 27-E), e criticou os projetos que remanejaram verba de um bairro carente para obras em locais que já tinham toda uma infra-estrutura estabelecida, como a Avenida Bandeirantes. O vereador Rodrigo Nunes afirmou naquele momento que o Governo Estadual e Federal não havia mandado os recursos destinados as obras do Jardim Vitória e outros bairros.

Enquanto a situação não se resolve, o bairro fica em meio ao pó e a lama, trazendo diversos transtornos a uma população que somente quer o que lhe foi prometido pelo executivo. “Só queremos que a situação se resolva o mais rápido possível. Queremos o que nos foi prometido, que era o asfaltamento até o final do ano passado, mas nada aconteceu e ainda estamos esperando”, afirmou o metalúrgico Emerson Bez Gonçalves.

Prefeitura espera por verba para pavimentação

Segundo informações dos moradores a Prefeitura de São Roque esteve no local e jogou cascalho na pista, ação que resolve o problema de maneira parcial.

De acordo com o governo municipal a primeira parte do projeto de asfaltamento do bairro, formada por drenagem, instalação de tubulação e galerias para águas pluviais, além de guias e sarjetas, já foi concluída. Já averba para a segunda etapa da obra, que diz respeito à pavimentação em si e que contará com um valor de investimento na casa de R$ 1.050.000,00, já teria sido conquistada, mas ainda não foi enviada ao município. 

“Entendo perfeitamente que o país passa por uma crise, porém os moradores aguardam por esta obra. Conquistamos os recursos, trabalhamos nisso desde 2013, e novamente cobramos pelo que é nosso. O Edson Aparecido (o Chefe da Casa Civil do Estado) viu a gravidade da situação, e prometeu empenho junto ao Governador para que o recurso seja enviado, o que possibilitará a contratação de uma empresa para o término da pavimentação”, afirmou o Prefeito Daniel de Oliveira Costa. Veja mais informações sobre a cobrança da Prefeitura pela verba junto a Casa Civil na matéria desta página.

Confira a reportagem realizada pela TV JE:


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.