12/02/2016 às 12h05min - Atualizada em 12/02/2016 às 12h05min

Representações contra quatro vereadores são rejeitadas pela Câmara

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Rafael Barbosa
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Rafael Barbosa

Três representações públicas protocoladas contra quatro vereadores não foram acatadas pela Câmara de São Roque, durante a realização da 2° Sessão Ordinária, realizada na noite de quinta-feira (11). A princípio, apenas as denúncias contra os vereadores Adenilson Correia (Kalunga) e Alfredo Estrada seriam lidas em plenário e avaliadas pelos legisladores, porém na tarde quinta-feira mais duas representações foram protocoladas na Casa de Leis, contra os vereadores Guto Issa e Israel Francisco de Oliveira (Toco).

O primeiro processo, protocolado pelo Sr. Emersonn José Ferreira Pinto no dia 5, acusa os vereadores Alfredo Estrada e Kalunga de nepotismo, termo utilizado para designar o favorecimento de parentes ou amigos próximos em detrimento de pessoas mais qualificadas, no que diz respeito à nomeação ou elevação de cargos. A representação afirma que Kalunga contratou como assistente parlamentar sua companheira Lucinéia de Oliveira, que no início do ano foi promovida a Chefe de Gabinete do Executivo do Legislativo pelo Vereador Estrada, que assumiu a presidência da Câmara este ano. Junto a representação foram anexadas imagens da rede social Facebook que mostram Estrada e Kalunga e suas respectivas companheiras viajando para Paraty, com o intuito de mostrar a amizade dos dois. As imagens que também foram disponibilizadas em outras páginas da rede social e em uma delas, Lucinéia comenta que estaria partindo em "Lua de Mel".

As outras duas representações foram protocoladas pelo Sr. Luiz Clementino Prodi. A denúncia contra Guto Issa acusa o vereador de quebra de decoro parlamentar, afirmando que o mesmo teria realizado uma distribuição de ovos de páscoa utilizando-se sua mascote eleitoral: o boneco Gutão. Na visão do acusador, o ato implicaria no crime de campanha eleitoral antecipada, quando um vereador tenta captar votos utilizando-se de artifícios diversos antes do período eleitoral. Junto ao regulamento foram adicionadas imagens onde o vereador aparece ao lado do boneco no dia em questão.

Já a representação contra o Vereador Toco o acusa de utilizar-se de seu cargo como legislador para a prática de atos de corrupção e quebra do decoro parlamentar. O documento afirma que Toco cometeu irregularidades ao contratar pedreiros e uma empresa terceirizada para a realização da obra pública na Câmara Municipal, como contratação de serviços de forma verbal e irregularidades no pagamento dos serviços prestados. Junto a representação, foram anexadas uma série de documentos diversos, como cópias de contrato de construção, declarações e documentos do Tribunal de Justiça de São Roque.

Representações são rejeitadas e vereadores falam sobre o assunto

Antes da leitura das representações, foi pedido a interrupção da sessão e os vereadores se reuniram para discutir a situação. Após a interrupção a sessão foi retomada e as denúncias foram lidas na integra pelo vereador Maurinho Góes e colocadas para discussão e votação separadamente, entretanto nenhum dos legisladores pediu a palavra para falar sobre as acusações e todas as representações não foram acatadas pela câmara por votação unanime dos vereadores.

Vereador Maurinho Góes lê as representações contra os vereadores

O Jornal da Economia procurou os vereadores acusados para falar sobre o assunto. “Vejo como um ato de maldade da pessoa que protocolou está acusação. Estou tranquilo quanto a questão, pois sou um vereador sério e atuante. Não tenho uma união estável com a pessoa, apenas namoramos no passado”, afirmou Kalunga sobre a acusação de nepotismo, afirmando que tudo foi uma manipulação de informação para denegrir sua imagem em uma época eleitoral.

A afirmação foi reforçada por Alfredo Estrada, que disse não existir nenhum embasamento nas acusações e ainda comentou que Lucinéia estava brincando quando disse que estava saindo em "lua de mel", pois na verdade quem partia em um viagem pós casamento era ele e sua mulher. “A ‘Lua de Mel’ era minha e da minha esposa. Estavamos viajando em um momento de descanso”, afirma Estrada ao mostrar a nossa reportagem sua certidão de casamento, datada de 7 de julho de 2015, pouco mais de um mês antes da data da publicação de Lucineia na rede social.  “Por isso digo para você que é uma denúncia política, até porque chega em um momento em que anunciei minha pré-candidatura para prefeito”, completa.

Toco também afirmou que as acusações são amadoras, sem qualquer embasamento legal e baseadas em um processo já arquivado após diversas vistorias que comprovaram que todo o processo de obras da Câmara Municipal de São Roque foi feito de forma legal. “Estamos em um ano atípico por se tratar de uma época eleitoral e atitudes como esta somente prejudicam a imagem da Câmara e da própria cidade. Não vou entrar neste jogo político baixo. Nossa cidade enfrenta problemas maiores neste momento” completa.

O Vereador Guto Issa afirma que a distribuição de ovos de pascoa é uma ação de caridade que ele realiza há muitos anos, antes de entrar na vida política e que o boneco Gutão que levou para o evento não é o mesmo que usa no período eleitoral. “O boneco que uso em campanha é outro e traz, por exemplo, o meu número de candidato”, afirmou. Quando questionado sobre o fato dos vereadores terem votado por unanimidade a rejeição das denúncias em uma mesma sessão, o legislador afirma que o que tem que ser levado em conta é o fundamento de cada uma das acusações e não o fato de terem sido votadas juntas. “Li a minha denúncia já praticamente na sessão e posso afirmar com tranquilidade que ela não tem embasamento jurídico nenhum”, completa.

É a primeira vez que tantas representações contra vereadores são apresentadas ao mesmo tempo, um indicativo de que este ano eleitoral deve ser acirrado e polêmico. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.