29/01/2016 às 09h42min - Atualizada em 29/01/2016 às 09h42min

São Roque inicia ano com casos confirmados de dengue

Da Redação: Gabriele Pinho - Foto: Reprodução/Internet
Da Redação: Gabriele Pinho - Foto: Reprodução/Internet

A Prefeitura de São Roque, por meio do departamento de Vigilância Epidemiológica, divulgou nesta semana um boletim referente ao período 2015/2016 de combate ao Aedes Aegypti (Dengue, Zika, Chikungunya).

Entre o período de julho e dezembro de 2015 foram notificados 88 casos suspeitos de dengue no município. Destes, 73 eram referentes a moradores de São Roque, enquanto 15 casos eram relativos a moradores de outras cidades que foram atendidos pelo serviço de saúde são-roquense. Entretanto, apenas 9 casos deram como positivos para Dengue.

Os locais onde os casos foram detectados são: 01 no centro; 01 no Bairro Guaçu; 01 no Jardim Boa Vista; 01 no Jardim Renê; 04 casos no Paisagem Colonial; 01 caso na Vila Mike. Com estes dados o Serviço de Controle de Zoonoses realizou ações com a intenção de identificar e eliminar os focos e criadouros, além de ações de bloqueio em casos suspeitos.

Houve uma notificação suspeito de Chikungunya, o qual, de acordo com o boletim enviado pela Prefeitura de São Roque, foi acompanhado e constatado como negativo.

Casos em 2016

Neste ano que mal se iniciou já são 29 casos suspeitos, sendo 27 moradores de São Roque. Dos 27 casos, 4 foram encerrados como positivo para Dengue, enquanto 4 casos deram negativos, restando ainda 19 casos que estão sob acompanhamento e investigação.

Os focos foram encontrados no Bairro Saboó, Parque Aliança e no centro da cidade.

População em alerta ao combate à dengue

Ressaltamos a importância da força e união da população para lutar contra o Aedes Aegypti que, desta vez não pode só propagar a dengue, mas também o Zika Vírus e o Chikungunya, que vêm aumentando seus casos cada vez mais não só no Brasil, mas como diversos países da América do Sul e outros continentes.

Para que o mosquito transmissor faça seu criadouro, basta que haja um pouco de água parada em qualquer lugar. Então, atenção redobrada com potes, vasos de flores, pneus ou qualquer recipiente que possa conter água parada, bem como a limpeza e conservação do seu quintal.

Caso a pessoa  tenha  sintomas suspeitos da dengue, ela deverá imediatamente procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência. Caso seja constatada a doença, ela será encaminhada para a Santa Casa de São Roque.

A Prefeitura de São Roque informa que os agentes municipais estão realizando visitas nas residências a fim de esclarecer a importância do combate à Dengue e dando dicas para a prevenção. Os agentes têm o objetivo de orientar e estão devidamente identificados, prevenindo assim, um possível aumento dos casos na cidade, que em 2015 registrou epidemia com mais de 350 casos confirmados. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.