23/12/2015 às 17h00min - Atualizada em 23/12/2015 às 17h00min

Presépio de Natal é montado na Igreja Matriz de São Roque e emociona fiéis

Da Redação: Alan Vianni - Foto: Divulgação
Da Redação: Alan Vianni - Foto: Divulgação

É tradição em várias regiões do mundo a montagem do presépio na época de Natal. Os presépios podem variar em tamanho e materiais usados. Existem presépios minúsculos e outros em tamanho real. As peças podem ser feitas de madeira, argila, metal ou outros materiais. 

O presépio é uma montagem com peças, que faz referência ao momento do nascimento de Jesus Cristo. Com o menino Jesus na manjedoura ao centro, o presépio apresenta o local  e os personagens bíblicos que estavam presentes neste importante momento cristão.

O primeiro presépio foi montado por São Francisco de Assis, no Natal de 1223. O frade católico montou o presépio em argila na floresta de Greccio (comuna italiana da região do Lácio). Sua ideia era montar o presépio para explicar as pessoas mais simples o significado e como foi o nascimento de Jesus Cristo.

No município de São Roque, a tradição do presépio é mantida na Igreja Matriz. Como de costume, os artistas são cidadãos são-roquenses. Zé do Nino e Joberto Alves, foram os responsáveis pela construção do presépio. Pessoas de muita fé que, na simplicidade de sua arte e com a ajuda de sua equipe, conseguem criar meios para transmitir a todos a profundidade e a beleza do Natal. O presépio foi colocado na entrada da Igreja Matriz propositalmente para ser visto, visitado e contemplado pelas pessoas que entram no recinto. Logo se percebe algo diferente no altar e as pessoas caminham em direção ao presépio.

Peças do presépio (personagens representados)

- Menino Jesus (filho de Deus e o Salvador)

 - Virgem Maria (mãe de Jesus Cristo)

 - José (pai de Jesus Cristo)

 - Manjedoura com palhas em um curral (local onde nasceu Jesus)

 - Burro e Boi ou ovelhas (animais do curral representam a simplicidade do local onde Jesus nasceu)

 - Anjos (responsáveis por anunciar a chegada de Jesus)

 - Estrela de Belém (orientou os reis Magos quando Jesus nasceu)

 - Pastores (representam a simplicidade das pessoas do local em que Jesus nasceu)

 - Reis Magos (Melquior, Baltazar e Gaspar)


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.