22/12/2015 às 15h32min - Atualizada em 22/12/2015 às 15h32min

Verão começa nesta terça-feira com altas temperaturas

Da Redação: Alan Vianni - Foto: Reprodução/Internet
Da Redação: Alan Vianni - Foto: Reprodução/Internet

O Verão começou oficialmente nesta terça-feira, dia 22 dezembro, às 01h48min (horário de Brasília), quando ocorre o Solstício de Verão - o dia mais longo do ano.

"O início das estações é definido pela posição da Terra em sua órbita em torno do Sol e pela inclinação do eixo de rotação da Terra", explica a pesquisadora Josina Oliveira do Nascimento, da Coordenação de Astronomia e Astrofísica do Observatório Nacional.

A entrada do Verão marca o maior dia e a menor noite do ano. A partir daí até a entrada do Outono, os dias se tornam cada vez menores e as noites cada vez maiores, até que no dia da entrada do Outono o comprimento da noite é igual ao comprimento do dia – o que é chamado de "equinócio". As noites, então, vão aumentando, até a chegada do Inverno, quando ocorre mais um "solstício" – comprimento diferente do dia e da noite. A partir disso, as noites diminuem até a chegada da Primavera, quando novamente o dia e a noite tem o mesmo comprimento. Depois, o Sol nasce cada dia mais cedo e se põe cada dia mais tarde, até o início do Verão. 

No mês de novembro, o fenômeno natural El Niño, fez com que as temperaturas no leste e no centro do Pacífico aumentassem 4°C em média, sinalizando a fase madura do fenômeno, que deve durar pelo menos até o início de janeiro. No meio de dezembro, anomalias de até 5°C estavam sendo registradas.

Esse ápice deve influenciar as temperaturas nos meses subsequentes no Brasil, afirma o CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), ligado ao Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Segundo climatologistas, apenas a região Sul do país não está em perspectiva de calor anômalo para o verão.

O horário oficial do início das estações varia a cada ano. Essa diferença se deve ao período de translação da Terra – aproximadamente 365 dias e 6 horas, ou precisamente 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46,08 segundos. A cada quatro anos, ocorre o ano bissexto, com 366 dias para compensar essa defasagem.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.