18/12/2015 às 13h11min - Atualizada em 18/12/2015 às 13h11min

Deficientes de Mairinque terão gratuidade em viagem intermunicipal

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Pessoas com deficiência e mobilidade reduzida que residem em Mairinque passam a ter, a partir janeiro de 2016, gratuidade nas linhas de ônibus intermunicipais que atendem os 26 municípios da Rede Metropolitana de Sorocaba (RMS). O benefício é uma iniciativa da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), por meio do Centro de Atendimento ao Passageiro Especial (CAPES).

No último dia 8 de dezembro, na Biblioteca Municipal de Araçariguama, Josimara Grinhollli, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente e Humanização (NEPH) da Secretaria Municipal de Saúde Mairinque, acompanhada de coordenadores de três unidades de saúde do Município, participou de uma oficina de capacitação para o cadastramento dos usuários.

Em Mairinque o cadastramento poderá ser feito nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Três Lagoinhas e da Vila Sorocabana (Zé Enfermeiro), além da unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Barreto Alto. Os usuários serão avaliados por uma equipe multiprofissional de saúde e receberão uma carteirinha emitida pelo EMRU-SP.

“Com esse cartão, o usuário realizará o embarque pela porta dianteira do ônibus, passará pela catraca e desembarcará pela porta traseira do veículo. Além disso - esclarece Josimara - o cartão permite ao beneficiário cadastrar até dois acompanhantes, sendo que apenas um pode acompanhá-lo no embarque”.

A coordenadora informa que o benefício será válido nas empresas de ônibus intermunicipais que executam o serviço em Mairinque, a Viação São Roque e a Rápido Luxo Campinas. “O serviço é integrado, isto é, o usuário vai de Mairinque a Sorocaba, por exemplo, e de lá ele pode tomar outro destino para qualquer outra cidade da região metropolitana com o mesmo cartão que dá a gratuidade”, esclarece Jusimara.

Têm direito ao benefício pessoas com deficiência física, visual, mental, múltipla e auditiva ou casada pelo HIV, com doenças oportunistas já instaladas e tumores malignos e em tratamento de quimioterapia. A Secretaria Municipal de Saúde de Mairinque cuidará de informar, por meio da imprensa e do site da Prefeitura, a data do início do cadastramento.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.