11/12/2015 às 11h39min - Atualizada em 11/12/2015 às 11h39min

Falta de verba federal atrasa obras de UBS nos bairros Guaçu e Taboão

Da Redação: Alan Vianni - Foto: Rafael Barbosa
Da Redação: Alan Vianni - Foto: Rafael Barbosa

Saúde é uma das principais preocupações do brasileiro e também um dos maiores desafios dos governantes municipais e estaduais. A melhoria da saúde pública é um desses grandes desafios que o Brasil precisa vencer, principalmente quando avaliamos o Sistema Único de Saúde (SUS).

Nos bairros Guaçu e Taboão, no município de São Roque, foram destinadas áreas para a construção de duas UBS (Unidade Básica de Saúde), mais conhecidas como “Postos de Saúde”. No bairro Taboão, a obra teve inicio no dia 26/11/2014, com prazo de 420 dias para a conclusão.

O Jornal da Economia esteve no local da construção da UBS, no bairro Taboão (valor da obra R$ 1.041.540,16) e pode constatar que a obra ainda se encontra em fase inicial. Segundo a Prefeitura, o motivo seria o não envio de recursos federais.

 “O estágio da construção atual é de 12,79%, encontrando-se atualmente paralisada, devido ao não envio de recursos pelo Governo Federal, cujos repasses estão bastante atrasados, da mesma forma ficarão comprometidos os prazos vigentes”, registra o órgão.

Em relação à UBS do bairro Guaçu (valor da obra R$ 1.212.140,91), nossa redação pode observar que as obras também se encontram em fase inicial, com algumas ferragens já colocadas, blocos e algumas vigas. De acordo com a Prefeitura, a obra que seria entregue em 19/02/2016, também pode sofrer alteração no prazo.

“O estágio atual executado é de 13,49%, encontrando-se em execução de ferragem, forma e concreto dos blocos e vigas baldrames. Os recursos do Governo Federal estão atrasados e comprometerão os prazos vigentes”, completa a Prefeitura.

Segundo o Diretor de Planejamento e Meio Ambiente de São Roque, Sérgio de Angelis, as construções das UBS nos bairros Guaçu e Taboão, não serão entregues no prazo previsto, pois o Governo Federal não fez o repasse da verba para dar continuidade às obras.

“Estas obras não ficarão prontas dentro do prazo, pois o Governo Federal não enviou os repasses para continuarmos os trabalhos. Muitas vezes eles enviam uma parte da verba e depois atrasam o envio do restante, isso complica o andamento”, comenta o diretor.

 As UBS são locais onde a população podem receber atendimentos básicos e gratuitos. Os principais serviços oferecidos pelas UBS são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

Segundo o Interventor da Santa Casa de São Roque, Francisco Tibiriçá, 46% dos atendimentos realizados na Santa Casa poderiam ser feitos nas UBS, assim, diminuiria o tempo de espera para ser atendido.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.