01/12/2015 às 09h29min - Atualizada em 01/12/2015 às 09h29min

Cerca de 75% dos e-consumidores confiam na opinião de outros usuários

Em 2015, cerca de 17,6 milhões de pessoas compraram no e-commerce pelo menos uma vez, a expectativa é que o número cresça com a chegada da Black Friday e do Natal.

Da Redação - Foto: Reprodução/Internet
Da Redação - Foto: Reprodução/Internet

O brasileiro está mais confortável e seguro com as compras online, mas mesmo assim o número de novos e-consumidores caiu se comparado com 2014. Mas, em contrapartida, o número de pedidos e transações cresceu 2,5% durante o mesmo período.  Essa queda do número de consumidores online pode ser reflexo da crise econômica ou, o consumidor está reavaliando suas escolhas antes da compra.

Apesar do número de e-consumidores ativos ter caído, o índice de buscas por referências positivas e negativas aumentou, atualmente as pessoas que buscam comprar um determinado produto online, também aproveitam para ler as avaliações do site.

De acordo com uma análise de mercado da Yourviews, cerca de 75% dos consumidores procuram e confiam na opinião de outros usuários sobre o produto ou loja em questão. Isso comprova a importância de possuir um e-commerce bem avaliado junto aos consumidores.

Apesar de parecer contraditório os jovens são os que menos compram no e-commerce, em contrapartida mais de 37% dos e-consumidores estão entre 35 e 49 anos, cerca de 33% estão acima dos 50 anos. A idade média dos consumidores online é de 43 anos. Veja no gráfico abaixo:

"A expansão da internet, o baixo custo dos dispositivos móveis e a maturidade do varejo online, fez todas as faixas etárias aderirem o hábito de comprar online. Apesar dos avanços, as pessoas continuam a carecer de informações sobre o produto, o que dificulta a escolha do item mais assertivo, conforme o desejo de uso do consumidor. Já no mundo físico, essa confiança é transferida ao vendedor. Portanto, porque não estimular estes consumidores a contarem suas experiências de compra no mundo online? Todo mundo ganha com esse estímulo, principalmente o lojista que aumenta 4% o seu ticket médio por divulgar o produto mais qualificado entre os comentários positivos e negativos”. Destaca o CEO da Yourviews, Fernando Shine.

Dessa forma, a expectativa é que aumente o número de pessoas dispostas a avaliar tanto o e-commerce como o produto e, que consequentemente o número de consumidores interessados em ler estas avaliações aumente também, proporcionando mais segurança no momento de efetivar a compra, gerando lucro e economia para o lojista.

 

Sobre a Yourviews

A Yourviews é uma empresa de tecnologia e inovação que tem o propósito de oferecer soluções para e-commerce. Promovendo o senso de comunidade entre as pessoas, trabalhando para convergir avaliações em vendas. A empresa trabalha com três frentes: review de produtos, perguntas & respostas e, avaliações da loja.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.