20/11/2015 às 09h43min - Atualizada em 20/11/2015 às 09h43min

Primeira etapa das obras de proteção contra incêndio na Igreja Matriz de São Roque é concluída

Texto e foto: Vander Luiz
Texto e foto: Vander Luiz

A Igreja da Matriz de São Roque terminou a primeira etapa das obras de proteção contra incêndio com a construção de uma cisterna (reservatório) com capacidade para 9 mil litros no adro na parte frontal do prédio.  A construção faz parte das exigências necessárias para a emissão do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).

Após algumas semanas de trabalho foram retirados os tapumes que ocupavam o lado esquerdo do adro na principal igreja da cidade.

“Esse reservatório é necessário para um primeiro combate a incêndio. Na segunda etapa teremos a instalação de bombas e de quatro hidrantes na sacristia, no templo, no coro e secretaria na parte de baixo da igreja”, explicou o engenheiro João Carlos de Castro em entrevista ao programa Linha Aberta da Rádio Coluna FM 87,5 MHz.

Para atender todas as exigências serão instalados extintores de incêndio e sinalizadores de emergência. “O importante é que o projeto foi aprovado pelo Corpo de Bombeiros de Sorocaba”, disse.

Segundo Castro, as atuais saídas laterais com escadas e rampas atendem as exigências e não serão necessárias interferências na construção histórica. Por medida de segurança também foi determinado que as portas que se abrem para dentro logo após a entrada principal devem permanecer abertas durante as missas e outros eventos.

Legislação exigente

No primeiro semestre, tradicionais festas de bairro não tiveram o funcionamento de barracas de pastéis e outras atrações. A Festa de Nossa Senhora de Fátima (Bairro do Cambará) teve as barracas lacradas a partir de denúncia da Polícia Militar encaminhada ao Ministério Público.

A Festa de Santa Rita (Vila Aguiar) começou sem as barracas que foram abertas somente nos últimos dias após a assinatura de um Termo de Ajuste e Conduta (TCA), onde a Paróquia de São Roque se comprometeu a iniciar um processo para atender as exigências da resolução da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo para a expedição do AVCB e dos alvarás da Vigilância Sanitária e do Juizado da Infância e da Juventude para autorizar a presença de menores no recinto.

No entanto, a parte religiosa (novena, missa e procissão) transcorreu sem nenhuma interferência. Com alguns ajustes as Festas de Agosto também foram realizadas normalmente.

“A Paróquia faz questão que tudo esteja dentro das normas de segurança para que os festeiros não tenham essa preocupação. Nas capelas as exigências são menores e sobre a Igreja de São Benedito (também na região central) ainda não se falou nada”, concluiu João Carlos de Castro.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.