19/11/2015 às 14h02min - Atualizada em 19/11/2015 às 14h02min

Escolas estaduais de São Roque, Mairinque, Alumínio e Araçariguama não terão mudanças na reorganização do ensino

Texto: Vander Luiz - Foto: Divulgação
Texto: Vander Luiz - Foto: Divulgação

As escolas estaduais de São Roque não terão mudanças dentro do plano de reorganização da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. A mudança criará 754 escolas de ciclo único. A medida tem causado protestos porque escolas serão desativadas. Na região, nenhuma escola será disponibilizada.

No entanto, na área de atuação da Diretoria de Ensino de São Roque (31 escolas em 6 cidades), Ibiúna e Vargem Grande Paulista terão alterações. A exemplo de São Roque, Mairinque, Araçariguama e Alumínio não terão mudanças.

“As escolas estaduais de São Roque são todas do ensino médio e já atendem a um único segmento”, disse Eliana Mara Simão Ierck, dirigente de ensino em entrevista ao programa Linha Aberta da Rádio Coluna de São Roque FM 87,5 MHz.

Com a municipalização do ensino, São Roque tem apenas quatro escolas estaduais: Horácio Manley Lane (1.391 alunos), Epaminondas de Oliveira (São João Novo/387 alunos), Germano Negrini (Jardim Villaça/464 alunos) e Distrito de Maylaski (Jardim Caparelli/311 alunos).

“Os pais podem ficar tranquilos. As escolas já estão em procedimento de matrícula e podem ser procuradas a qualquer momento”, informou Eliana Ierck.

Para que fossem esclarecidas dúvidas, a Secretaria da Educação promoveu neste sábado (14 de novembro), o chamado “Dia E” (Dia da Educação) com o objetivo de explicar detalhes do plano de reorganização. Mesmo as escolas que não passarão por mudanças receberam os pais para que fosse feita a atualização de dados como endereço, telefone e informações pessoais. Representantes das Associação de Pais e Mestres, conselhos de escolas e grêmios estudantis também foram convocados.

Mudanças em Vargem Grande Paulista e Ibiúna

Vargem Grande Paulista e Ibiúna são as duas cidades da Diretoria de Educação de São Roque que terão movimentações porque têm escolas que recebem alunos de dois segmentos de ensino: fundamental ciclo II (do 6º ao 9º ano) e médio.

“Em Vargem Grande Paulista, a escola Valêncio Soares Rodrigues ficará exclusiva de ensino médio. As escolas do Jardim São Lucas e Bacharel Elias Alves da Costa terão alunos do ensino fundamental ciclo II. Em Ibiúna, a escola Laurinda Vieira Pinto terá fundamental ciclo II. As escolas Maria Angemari Scalamandré e Dona Olímpia Falci serão exclusivas do ensino médio. A Roque Bastos atenderá nesse momento ensino fundamental e parte do ensino médio, mas gradativamente ela será somente do ensino fundamental porque depende da acessibilidade”, explica Marisilda Machado Cordeiro Dias, supervisora de ensino.

MarIsilda lembra ainda que a restruturação prevê descolamento máximo máximo do aluno de 1,5 km. “A Escola Laurinda é praticamente vizinha da Scalamandré com uma distância de apenas 200 metros. O Olímpia Falci e o Roque Bastos ficam na distância determinada”, diz Marisilda.

VISITA SURPRESA DO SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO

Durante os estudos para a reestruturação do ensino na região de São Roque uma surpresa. Sem avisar, o secretário da Educação, Herman Voorwald, apareceu na Diretoria Regional de Ensino, na Avenida Tirandentes. A visita surpresa foi em outubro quando o secretário retornava de Sorocaba.

COMO FICAM AS ESCOLAS DA REGIÃO:

S. ROQUE, MAIRINQUE, ALUMÍNIO E ARAÇARIGUAMA (sem mudanças)

VARGEM GRANDE PAULISTA:

Escolas Jardim São Lucas e Bel Elias Alves da Costa(exclusivas ensino fundamental, ciclo II do 6º a 9º ano)

Escola Valêncio Soares Rodrigues (exclusiva ensino médio)

IBIÚNA:

Escola Laurinda Vieira Pinto (exclusiva ensino fundamental ciclo II)

Escolas Maria Angemari Scalamandré e Olímpia Falci (exclusivas do ensino médio)

Escola Roque Bastos (fundamental e ensino médio). No futuro somente ensino fundamental.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.