26/10/2015 às 15h24min - Atualizada em 26/10/2015 às 15h24min

Obras de artistas mairinquenses podem ser conferidas no 46º Salão de Artes

Texto e foto: Assessoria de Imprensa
Texto e foto: Assessoria de Imprensa

Segue até dia 30 de outubro, no hall de entrada do Centro de Educação e Cultura de Mairinque, o Cemec, a exposição do 46º Salão de Artes Astrogilda Alvers Lippi, mostra anual de artes plásticas de artistas locais, a mais importante do município.

Na última sexta-feira, dia 16, aconteceu a abertura oficial com apresentação do saxofonista Toninho Leite. A exposição de 2015 conta com mais de 20 obras entre telas  e artes plásticas. Além de obras de artistas mairinquenses atuais, os visitantes também podem conferir as obras imortalizadas por artistas de renome que foram os precursores do Salão.

“Essa mostra é excelente oportunidade das pessoas conhecerem o que o artista de Mairinque produz, assim como é interessante para o próprio artista difundir sua arte na cidade e região. Queremos que o evento sirva de incentivo à produção de arte entre os jovens”, afirma Mariana Cordeiro diretora do Departamento Municipal de Cultura, responsável pela organização do evento.

O Cemec fica na Praça da Matriz, s/n, Centro – Mairinque. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4718-2608.

 

Sobre o salão

Em outubro de 1961, na sede do Clube Atlético Sorocabana de Mairinque (CASM), era realizado o 1º Salão de Artes Astrogilda Alvers Lippi, iniciativa que pintores e desenhistas como Mizael Vitório Garbim, Lélio Lippi e a própria Astrogilda criaram para mostrar a produção de artes plásticas na cidade.

O objetivo era que os artistas locais pudessem expor seus trabalhos artísticos, como pinturas e esculturas, uma vez por ano, no mês de aniversário da cidade.

Astrogilda Alvers Lippi, esposa de Lélio Lippi também cultivava a arte. Ela apoiou e incentivou o seu marido, participando ativamente do Salão de Artes de Mairinque.

Em 1971, após a morte de Astrogilda, um projeto de lei é aprovado pela Câmara Municipal, onde a mostra anual passa a se chamar Salão de Artes Astrogilda Alvers Lippi, perpetuando a memória dessa artista. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.