21/08/2015 às 10h38min - Atualizada em 21/08/2015 às 10h38min

Professora Gema homenageia comunidades nas Festas de Agosto 2015

Da Redação: Gabriele Pinho - Foto: Rafael Barbosa
Da Redação: Gabriele Pinho - Foto: Rafael Barbosa

Gema Francisca Masetto Alonso se tornou uma figura tradicional de São Roque, deixando sua marca no município através de apresentações que realiza todo dia 15 e 16 de agosto. Uma homenagem para Nossa Senhora da Assunção e ao padroeiro da cidade, São Roque, que atrai dezenas de pessoas em frente a sua casa, localizada na Rua Rui Barbosa.

Na procissão de Nossa Senhora da Assunção, realizada no sábado, dia 15, Gema reuniu sob o tema “Comunidade e Procissões” o coral Caldeirão das Artes e crianças da catequese de todas as comunidades de São Roque.

“Todo ano penso em um tema e em 2015 o escolhido foi as comunidades. Então conversei com todas, fiz ‘andorzinhos’ com imagens dos santos de cada comunidade e os homenageamos quando eles passaram por aqui”, comenta Gema.

As homenagens são realizadas desde 1998 e a são-roquense mantém todas as lembranças através de fotos, organizadas em mural no interior de sua casa.

“A cada ano penso em um tema diferente, muitas vezes sobre a vida de um santo, sempre mostrando e montando todos os personagens da história. Quando passa a festa já começo a pensar no próximo tema, que sempre é surpresa, exceto neste ano que precisei da ajuda das comunidades para construir a homenagem”, conta.

Já no domingo, dia 16 de agosto, Dona Gema recebeu a ajuda da ADAS (Associação dos Deficientes Auditivos de São Roque), que prepararam o tapete de rua em frente à casa da são-roquense. Durante a procissão do padroeiro foi realizada a apresentação do coral, crianças e uma pessoa representando São Roque.

“Depois de 10 anos, foi realizado os tapetes na frente de casa, pois não tinha tempo de prepará-los e neste ano a ADAS me ajudou muito, então os convidei para homenagearem São Roque”, comenta Dona Gema.

Questionada sobre a parte musical de suas homenagens, Gema comenta que já trouxe diversas atrações, como a cantora da basílica de Aparecida do Norte, além de outros artistas de fora. Mas hoje, a apresentação é realizada pelo coral Caldeirão das Artes, o qual a são-roquense também faz parte.

“É um coral bem livre. São músicas populares e para comemorações, e há 3 anos elas cantam aqui nestes dias”, conta.

Os interessados em ajudar e participar destas homenagens, basta ligar para Dona Gema. Toda ajuda é bem vinda para esta produção que a cada ano aumenta sua proporção entre as pessoas interessadas e curiosas para ver o novo tema. O telefone de contato é 4712-3039.

“Eu tenho muito amor pelo que faço, é tudo muito bom. Penso em cada detalhe, gosto de tudo com muito brilho e enfeites. Adoro fazer isso e enquanto Deus me der forças, eu vou continuar. Faço tudo com prazer e amor, e é por isso que no dia seguinte, dia 17, me sinto nova e feliz, e já pensando no novo tema para 2016. Agradeço a todos que me ajudaram a concretizar esta homenagem”, finaliza a são-roquense.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.