31/07/2015 às 10h32min - Atualizada em 31/07/2015 às 10h32min

Campanha “Sorria para a vida” sobre prevenção de câncer bucal chega a São Roque

Em uma odontovan estacionada no Recanto da Cascata, dentistas atenderão gratuitamente a população; o exame é rápido, indolor e pode salvar vidas.

Texto e Foto: Divulgação
Texto e Foto: Divulgação

A cada ano, cerca de 4 mil brasileiros morrem em consequência de câncer bucal. Com o diagnóstico precoce, a chance de cura da doença é grande, chegando a quase 90 % dos casos. Preocupada em reduzir o número de óbitos em função de uma doença que pode ser evitada e até curada, a Associação Brasileira de Cirurgiões-dentistas (ABCD) está realizando a Campanha de Prevenção de Saúde Bucal Sorria Para a Vida, com ações em várias regiões do País. 

Neste sábado, dia 1º de agosto, a ação será em São Roque, município paulista a 70 km da capital. Das 10 h às 14 horas, cirurgiões-dentistas e técnicos de saúde bucal atenderão gratuitamente a população em uma odontovan estacionada no Recanto da Cascata (Av. Antônio Maria Picena, 34). 

O presidente da ABCD, Sílvio Cecchetto, reforça a filosofia de prevenção a ser adotada em todo o Brasil. “A Campanha Sorria para a Vida está alcançando seu objetivo que é o de conscientizar a população sobre os fatores de risco para a saúde bucal e estimular as pessoas a visitar regularmente o dentista”, explica Cecchetto.  Para ele, um dos resultados importantes dos eventos que a ABCD tem realizado “é o fato de que o tema de prevenção está se multiplicando pelo País afora, envolvendo não apenas a classe odontológica, mas também escolas, empresas, entidades das mais diversas além das três esferas políticas”. A iniciativa da ABCD é uma realização conjunta da Associação Paulista de Cirurgiões-dentistas (APCD), do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) e da empresa Dental Cremer.  

Segundo o presidente da APCD-Regional São Roque, Luciano Arruda Furbino, a previsão é examinar cerca de 300 pessoas neste sábado. “O local estará muito movimentado, por causa do Festival da Orquídea e dos Food Trucks que estarão lá”, explica Arruda. Os casos com lesões suspeitas serão encaminhados ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do município para retirada de material para biópsia. As pessoas que eventualmente tiverem diagnóstico de câncer bucal confirmado receberão tratamento no Centro Hospitalar de Sorocaba. 

Veja os principais dados sobre câncer bucal e saúde bucal:

- O câncer bucal é a 6ª maior causa de mortes relacionadas com o câncer no mundo.
- No Brasil o câncer bucal mata 4 mil pessoas por ano.
- Com 14 mil novos casos a cada ano, o Brasil ocupa o 3º lugar de maior incidência de câncer bucal no mundo, atrás apenas da Índia e da República Tcheca.
- São Paulo é o estado campeão, com mais de 3 mil novos casos de câncer bucal a cada ano.
- Doença pode ser evitada com diagnóstico precoce feito por dentista aos primeiros sinais, seguido de encaminhamento e tratamento rápidos.
- Com diagnóstico precoce, há chance de cura entre 80% a 90% dos casos de câncer bucal.
- Os principais fatores de risco para o câncer bucal são: fumo; ingestão de bebidas alcoólicas; infecções por HPV, já que 32% dos tumores em jovens estão relacionados ao HPV, segundo estudo do A.C.Camargo Cancer Center (leia mais no texto abaixo1), e exposição à radiação UVA solar (câncer de lábio).
- O fumo e o uso excessivo de álcool têm sido responsáveis por 90% dos cânceres da cavidade oral e, quando a pessoa tem ambos os hábitos, os riscos de câncer aumentam.
- Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o uso de qualquer tipo de fumo disponível no mundo, incluindo todos os tipos de cigarro, inclusive o eletrônico, aumenta significativamente os riscos de muitas doenças na cavidade oral, como o câncer bucal.
- O Instituto de Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) aponta que 83% dos homens com câncer de cabeça e pescoço, aí incluído o câncer bucal, são ou foram fumantes. Dos pacientes tratados, 60% são vítimas de tumores localizados na boca e, 40%, na faringe ou laringe. Além desses fatores, observa-se em pacientes com câncer de boca uma higiene bucal deficiente e uma dieta pobre em proteínas, vitaminas e minerais, mas rica em gorduras. 
- Os principais sintomas do câncer de bucal são feridas na boca que demoram mais de uma semana para cicatrizar e manchas avermelhadas ou esbranquiçadas (que podem ser confundidas com aftas) nos lábios ou na mucosa bucal.
- O câncer bucal pode provocar mau hálito; dificuldade para engolir e falar, e o aparecimento de caroços no pescoço.
- O cirurgião-dentista é o profissional habilitado para fazer o diagnóstico do câncer bucal nos primeiros estágios da doença, o que permite o tratamento adequado para salvar a vida do paciente.
- Visitas periódicas ao dentista podem salvar vidas.

Outros dados de saúde bucal no Brasil:

- O Brasil apresenta, ainda, grave quadro de doenças bucais. Além do câncer bucal, cáries, gengivites e perda de dentes podem ser evitadas com ações preventivas que são: visitas frequentes ao dentista, encaminhamento para centros especializados e tratamento rápido, principalmente nos casos de câncer bucal.
- 56% das crianças com 12 anos têm cárie.
- 80% das crianças de 5 anos com dentes decíduos (de leite) cariados estão sem tratamento.
- 51% de jovens entre 15 a 19 anos têm problemas periodontais (de gengiva).
- apenas 1 em cada 6 brasileiros utiliza o fio dental (auxilia a limpeza mais profunda das gengivas).
- em adultos, 69% necessitam de algum tipo de prótese na arcada dental.
- 23% dos brasileiros entre 5 e 44 anos sentem dor de dente.

 Hotsite da campanha: www.abcdsaudebucal.com.br | Facebook.com/abcdsaudebucal

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.