27/07/2015 às 00h00min - Atualizada em 27/07/2015 às 00h00min

Sistema Cantareira conta apenas com 18,9% da sua capacidade

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto:Nilton Cardini/Estadão Conteúdo
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto:Nilton Cardini/Estadão Conteúdo

Segundo a Sabesp, embora o índice de chuvas em julho no Sistema Cantareira tenha sido de 43,5 mm, muito próximo de atingir a média histórica de 50 mm, o sistema está com 18,9% da sua capacidade.

O sistema teve a sua primeira alta depois de 32 dias, entre quedas e estabilidades do volume armazenado, com um aumento de apenas 0,1%. “O equilíbrio do sistema se deve à interligação dos mananciais e também ao fato de que a retirada de água está ajustada à afluência do sistema”, afirma a Sabesp em nota.

Embora o nível ainda seja baixo, o sistema já mostra altos níveis de melhora em relação ao início do ano, quando o Cantareira, que abastece 6,2 milhões de pessoas na Grande São Paulo, apresentava o nível de 5,1% de sua capacidade.

Segundo a empresa, em outros quatro sistemas de abastecimento, a pluviometria acumulada foi maior do que a média. No Guarapiranga, o volume de chuvas em julho até o momento é de 88,2 mm, enquanto no Rio Grande, o acumulado é de 67,8 mm e o Alto Tietê registra 57 mm. “O sistema Cotia tem 75,4 mm de chuva no acumulado, número acima da média que é de 53,4 mm. Já o sistema Rio Claro tem 90,2 mm de chuva, 4,3 mm a menos do que a média”, completa a Sabesp.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.