17/07/2015 às 10h40min - Atualizada em 17/07/2015 às 10h40min

Com caminhada e missão, Capela de Santo Antônio é reaberta ao público

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Alan Vianni
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Alan Vianni

Ocorreu na manhã de quinta-feira, dia 09, a tradicional caminhada à Capela de Santo Antônio. A ação já faz parte do calendário das Festas de Agosto, sendo organizado pelos Festeiros 2015 em parceria com a Pastoral da Juventude, atraindo dezenas de pessoas entre populares e organizadores para a Praça da Matriz de São Roque. “Toda a nossa equipe participa, entre casais de apoio, pais de festeirinhos, enfim muitas das pessoas responsáveis pela realização das Festas de Agosto”, diz a Festeira Silvana Scopel.

O tempo frio não impediu as pessoas de participarem do evento, que contou com o apoio de todas as faixas etárias, como a jovem Karine Alana de Souza que já participa da caminhada há cinco anos e hoje faz parte da coordenação da Pastoral da Juventude. “Começamos a chamar os jovens em nossos encontros, que acontecem mensalmente, e também através das missas, mas como o evento é anual e muitos jovens já reservam a data para se prepararem para a caminhada”, diz.

Após um pequeno aquecimento, as pessoas deixaram a praça com destino à capela, em um trajeto de aproximadamente nove quilômetros, descendo pela Avenida Tiradentes, seguindo pela Três de Maio e subindo pela estrada da Mata da Câmara até o destino final. “Ficamos um pouco preocupados com o tempo, mas conseguimos reunir um bom número de pessoas para realizar esta caminhada. Estamos felizes com o resultado”, comentou o Festeiro Alexandre Teixeira de Carvalho.

A caminhada também marcou a reabertura da Capela de Santo Antônio, que após sofrer uma reforma do telhado, em obra realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), foi liberado novamente para visitas. “É nossa missão institucional preservar o patrimônio histórico, principalmente um tão importante para o cenário nacional”, comentou Ricardo Augusto dos Santos Reis, Diretor Administrativo do Iphan.

Segundo o Diretor de Turismo de São Roque, Roque Gabriel Rodrigues, não poderia haver um melhor momento para reabrir o local para a visitação de turistas e comunidade que agora poderão visitar o local gratuitamente. O diretor também afirmou que monitores estarão a disposição dos visitantes para apresentar o local, que deve contar com exposições artísticas.

Após a chegada dos visitantes, que realizaram uma caminhada de pouco mais de uma hora e meia, uma missa foi celebrada no local pelo Padre Daniel Balzan.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.