10/07/2015 às 11h08min - Atualizada em 10/07/2015 às 11h08min

Como escolher pias e cubas para o banheiro

Texto e Foto: Casa Show
Texto e Foto: Casa Show

As louças que você escolhe para o banheiro são determinantes não apenas para a beleza do espaço, como também para sua funcionalidade. Assim, ao construir ou reformar esses ambientes, é essencial ser criterioso na escolha das pias e cubas. Quer saber como tomar sua decisão da maneira mais acertada possível? Então continue lendo o nosso artigo:

Antes de definir qual tipo de cuba ou pia usar no seu banheiro, considere o estilo do resto do ambiente. Assim, se a decoração for toda mais moderninha, vale apostar em peças coloridas e com um design inusitado. Caso a intenção do cômodo seja seguir a linha mais clássica, cores tradicionais, como o branco e o bege, são mais indicadas. Se o resto da décor é todo neutro e você acha que está faltando um toque de personalidade, a escolha da pia ou da cuba pode dar esse realce, não necessariamente combinando com o espaço, mas exatamente quebrando a monotonia. É tudo uma questão de preferências e intenções!

Quanto ao modelo da cuba ou da pia do banheiro, é importante que eles se ajustem às dimensões do ambiente. Em áreas muito pequenas, por exemplo, o ideal é apostar em versões embutidas ou pias de coluna, que não ocupam tanto espaço. Já em banheiros maiores, as cubas moldadas ou cubas de apoio caem muito bem.

Conheça os tipos de cubas e pias

Há diferentes modelos e estilos de pias e cubas disponíveis no mercado, existindo, assim, opções para todos os gostos e bolsos. Então veja a seguir quais são os principais tipos e identifique qual é a alternativa ideal para seu banheiro:

A cuba de embutir é um modelo adaptável a qualquer tipo de espaço, que não se destaca tanto na decoração por ser clássica e discreta. A grande vantagem desse tipo de pia é o fato de ele disponibilizar espaço na bancada e permitir que um gabinete planejado seja incluído no projeto.

Esse tipo de cuba fica suspenso e afastado da bancada, enquanto o lavatório é totalmente embutido. Essa opção é ideal para quando o banheiro é pequeno e não se tem muita profundidade para a bancada.

As cubas de apoio ficam apoiadas em cima do tampo e possuem uma aparência moderna e imponente. A única desvantagem é que esse modelo compromete parte do espaço da bancada, sendo mais recomendável para lavabos do que para banheiros propriamente ditos. Mas se decidir usar uma cuba de apoio no banheiro, é preferível que o espaço seja amplo, já que assim você pode compensar a ausência de espaço na bancada incluindo gabinetes, nichos e prateleiras.

As cubas de sobrepor possibilitam a liberação de um maior espaço para a bancada, afinal, somente parte da peça fica visível. Assim, podem ser usadas tanto em banheiros menores como em ambientes maiores.

Essa cuba é feita com o mesmo material da bancada, o que proporciona mais harmonia, uniformidade e leveza ao ambiente. Exatamente por ser altamente customizável, esse modelo tende a ser significativamente mais caro que os demais.

A pia de coluna é aquele modelo mais tradicional, ideal para ambientes compactos, já que não possui nem tampo nem gabinete, podendo ser encontrada em versões bem atualizadas, com design super moderno.

Veja mais matérias sobre construção e decoração no portal Casa Show, através do http://blog.casashow.com.br.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.