01/07/2015 às 11h13min - Atualizada em 01/07/2015 às 11h13min

Deputados rejeitam projeto que reduz maioridade penal

Da Redação: Alan Vianni - Foto: Reprodução / Internet
Da Redação: Alan Vianni - Foto: Reprodução / Internet

A votação sobre a redução da maioridade penal que começou na noite desta terça-feira, 30, e teve seu fim apenas na madrugada desta quarta-feira, 01, não foi aprovada. A redução que previa a redução de 18 anos para 16 anos, para crimes hediondos, homicídio doloso, tráfico de drogas, lesão corporal grave, entre outros, foi negada em votação acirrada na Câmara dos Deputados em Brasília.

Foram 303 votos a favor da redução, mas como se tratava de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), eram necessários 308 votos, sendo assim o projeto foi rejeitado. 184 deputados foram contrários a redução da maioridade penal. Três deputados se abstiveram.

O texto rejeitado era um substitutivo redigido na comissão especial criada para debater o tema, a Câmara ainda votará a proposta original, mais severa, que determina á redução da maioridade penal para todos os tipos de crimes. A votação irá ocorrer na semana que vem ou somente depois do recesso parlamentar.

Deputados que eram contra ou a favor da redução da maioridade, subiram na tribuna para expor suas idéias sobre o tema. O Deputado Alberto Fraga (DEM), que é Coronel da Polícia Militar, criticou o texto escrito pelos parlamentares que eram contrários a redução da maioridade penal. “Quem escreveu isso aqui, ou fumou maconha estragada ou não sabe o que diz”, afirmou o deputado.

Já o Deputado Ivan Valente (PSOL) disse que com a redução da maioridade penal, irá aumentar a violência na sociedade. “Não somos vingadores. Somos legisladores. Temos que garantir o futuro da nossa juventude. O mesmo Estado que não acolhe que não dá educação, cultura, lazer, não pode ser o Estado da punição”, completa Ivan.

O Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, em entrevista ao jornal Estado de São Paulo, disse que a medida deve fazer a população carcerária do País, aumentar em até 40 mil pessoas por ano, o que agravaria ainda mais o déficit de vagas do sistema prisional brasileiro. Atualmente, faltam 220 mil vagas nos presídios para abrigar os mais de 600 mil presos.

 De acordo com Cardozo, no fim deste ano à Presidente Dilma Rousseff, vai entregar 40 mil vagas carcerárias que foram prometidas em 2011. Ou seja, o governo levou quatro anos para oferecer o número de vagas que seriam necessárias em um ano se a redução da maioridade for aprovada.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.