05/06/2015 às 11h07min - Atualizada em 05/06/2015 às 11h07min

Grupo são-roquense de 'Choro, Seresta e Serenata' resgata a tradição da cultura musical brasileira

Texto e foto: Assessoria de Imprensa
Texto e foto: Assessoria de Imprensa

O projeto “Choro, Seresta e Serenata de São Roque”, recentemente contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura da Prefeitura, realizou na última sexta-feira, dia 29 de maio, mais uma tradicional apresentação.

O grupo, que é formado por músicos amadores, e voluntários da cidade e região, se reúnem na última sexta-feira de cada mês, em um casarão no centro da cidade (casa do popular Zé do Nino), e se apresentam de portas abertas e de forma gratuita ao público, que aprecia este estilo de música, que foi tão popular no século passado.  Na plateia é possível ver jovens, adultos e uma grande parcela de membros da melhor idade.

Durante duas horas de apresentação, são exaltadas tradicionais músicas brasileiras e seus compositores, que marcaram diversas épocas, nas mais diversas interpretações. Ás 22h, o grupo sai pelas ruas do centro da cidade, realizando suas serestas.  Os moradores próximos aguardam ansiosamente pela passagem dos seresteiros, estendendo um pano branco em suas janelas, indicando assim, a aceitação da serenata e alimentando a tradição. Em cada janela aberta, uma apresentação especial, e este ritual segue pelo percurso até o destino final, na Praça da República, onde fica o coreto e a fonte luminosa. Nesta praça, é cantada juntamente ao público, a última música da noite, encerrando assim o evento musical.

O Prefeito Daniel de Oliveira Costa acompanhou a recente apresentação do grupo e destacou a importância destes seresteiros para a Cultura de São Roque. “Fico muito feliz e satisfeito em poder colaborar, através do Fundo Municipal de Cultura, com estes artistas que alimentam essa tradição no município. Sem sombra de dúvidas, todos os seresteiros são de extrema importância para a cultura são-roquense, pois é com a arte e trabalho deles, que a memória da música se mantém viva. O objetivo da Prefeitura é apoiar e manter projetos como este, além de fomentar o acesso à cultura para todos”, destacou.

A próxima apresentação do grupo pelas ruas de São Roque está programada para dia 26, a última sexta-feira de junho.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.