15/05/2015 às 12h33min - Atualizada em 15/05/2015 às 12h33min

Banco do Brasil se pronuncia sobre atendimento dos caixas eletrônicos em São Roque

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Reprodução / Internet
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Reprodução / Internet

Questionado pelo Jornal da Economia quanto ao novo horário de atendimento de seus caixas eletrônicos, abertos ao público de segunda à sexta, das 8h às 18h, o Banco do Brasil se pronunciou sobre o assunto a nossa redação. Segundo o banco, o motivo para o novo atendimento se deve a um fator de segurança.

“Em decorrência do aumento dos ataques com explosivos aos caixas eletrônicos, visando resguardar a segurança patrimonial das pessoas, o Banco do Brasil tem adotado, pontualmente e de acordo com a necessidade, a alteração no horário de funcionamento nas suas dependências”, afirma o banco em nota enviada ao JE.

O documento ainda adverte que, segundo a Resolução 2932 do Banco Central do Brasil, fica a critério do próprio estabelecimento bancário a implementação do horário de funcionamento de suas dependências. Ainda conforme a resolução tais instituições financeiras podem decidir até mesmo pela a suspensão do atendimento ao público, quando assim justificarem estados de calamidade pública, grave perturbação da ordem interna ou casos que possam acarretar riscos à segurança dos funcionários, dos clientes e dos usuários de serviços.

Entretanto, as afirmações do banco parecem contraditórias, pois embora quadrilhas tenham danificado caixas eletrônicos na região, as agências que adotaram o novo funcionamento nunca tiveram seus maquinários danificados por tais ataques. Igualmente infundada parece ser a situação do banco quanto à suspensão de seus serviços por estados como o de calamidade pública, citados anteriormente, já que tais situações também nunca aconteceram no município com relação à segurança.

A informação também parece desencontrada quando os gerentes do Banco do Brasil são questionados sobre o assunto. O Vereador Guto Issa, afirma que os gerentes alegam problemas em casos pontuais, geralmente envolvendo a clonagem de cartão, o que não tem relação alguma com a explosão de caixas eletrônicos. O legislador já havia realizado encontros com os gerentes das duas agências, senhores Márcio Miranda Santos e Cláudio Augusto Dezena Moneda, com o Capitão da Polícia Militar, Ricardo Ceoloni, e com o Chefe da Guarda Civil Municipal, Sr. Lourival Rosa, no intuito de encontrar solução para o problema.

“Os bancos disseram que há meses têm sofrido prejuízo financeiro com inúmeros crimes realizados, principalmente nos horários cujo uso dos caixas eletrônicos foi restrito, além de ter seus clientes expostos aos riscos. A PM, embora esteja sempre trabalhando ostensivamente, não pode se dedicar exclusivamente à segurança dos bancos e a GCM tem ajudado a PM naquilo que lhe é competente”, afirma o legislador.

Ambas as partes também foram ouvidas em uma reunião da Coordenadoria Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança (CONSEG), realizado na Câmara dos Vereadores. Atuando como mediador do encontro o Vereador Guto Issa apresentou uma proposta para que os bancos alterem seus horários no auto-atendimento até as 20h e aos finais de semana das 9h às 17h. A proposta será levada à diretoria do Banco do Brasil para avaliação e deverá ser apreciada nas próximas semanas. “A maioria dos membros do Conselho Comunitário de Segurança de São Roque se manifestaram a favor da proposta, é o que me motiva” completou Guto. Enquanto isto autoridades da PM e GCM já se comprometeram a reforçar a segurança na região central de São Roque

Entretanto, a situação continua a prejudicar os quase 12 mil clientes do Banco do Brasil de São Roque e é importante que a população que não esteja satisfeita com a situação faça uma reclamação formal através da ouvidoria do BB, disponível no site do banco.   

 


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