15/05/2015 às 11h32min - Atualizada em 15/05/2015 às 11h32min

Gente de Expressão: Alex Sandro Santiago de Moraes

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Gabriele Pinho
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Gabriele Pinho

Fundado em 1958, os vinhos XV de Novembro se tornaram um dos produtos mais tradicionais da região, um sucesso alcançado graças à dedicação de uma família que sempre procurou passar esta tradição através da geração. Alex Sandro Santiago de Moraes desempenha um papel importante nesta tradição. Gerenciando a vinícola de sua família, este são-roquense iniciou sua trajetória nos negócios da família desde muito cedo.

 “Começávamos na vinícola desde pequenos e com 10 anos já estávamos aqui, conhecendo o espaço e ajudando em algumas coisinhas, embora ache que na época nós atrapalhávamos mais do que ajudávamos”, brinca Alex.

Mesmo estando inserido no ramo desde cedo, Alex conta que nunca sentiu qualquer tipo de pressão para seguir a tradição da família e trabalhar com a produção de vinhos, pois mesmo que tenha escolhido seguir os passos do seu pai aos 15 anos, este diz que o fez por paixão e não obrigação.

Basta alguns momentos de conversa para ver que a paixão deste são-roquense pelo ramo é legítima, vendo o vinho não apenas como uma bebida e sim como uma experiência a ser apreciada. “Costumamos falar que nunca vendemos uma mera garrafa de vinho e sim um momento especial para o cliente. É uma bebida que esta muito ligada a momentos especiais, com a namorada, com os amigos, então pensamos muito na qualidade do nosso produto, para que nosso cliente possa curtir um momento bacana”, completa.

Com o direcionamento de Alex, acompanhado de seu avô e seu pai, a vinícola XV de Novembro avançou a passos largos para o futuro. Antes, trabalhando com apenas cinco tipos de vinho de mesa, hoje a vinícola fabrica 27 tipos diferentes da bebida, passando a trabalhar também com vinhos finos.

Claro que o próprio mercado foi um dos grandes responsáveis pela evolução da marca XV de Novembro. Na década de noventa a cultura do vinho voltou a ganhar força no Brasil, com a participação cada vez mais ativa dos vinhos finos no mercado. Alex conta que a população redescobriu o vinho, voltando a consumir e a variedade de tipos da bebida que pode ser encontrada no Brasil, fez com que as pessoas passassem a buscar por novidades. “É muito comum o cliente chegar aqui e pedir por uma novidade, pois ele quer evoluir seu paladar”, comenta.

Hoje o vinho é o grande carro chefe do turismo de São Roque, conhecida em toda a região como a ‘Terra do Vinho’, o que inevitavelmente traz uma responsabilidade que Alex e a XV de Novembro aceitam com prazer. “Para fazer com que a pessoa saia da casa dela e venha para a cidade degustar um vinho, é necessário que você mostre um produto diferenciado e um atendimento de qualidade. Estas são nossas metas, tratar nossos clientes sempre da melhor forma possível”, completa.

Representar o nome de uma das vinícolas mais tradicionais do município e oferecer um dos produtos mais importantes de São Roque não é uma tarefa fácil, entretanto, basta olhar para o rosto do empresário, para saber que estes desafios são enfrentados com alegria. Sempre de bom humor ele diz que o segredo é simples; fazer o que se ama. “Tem dias que chego aqui de manhã e saio tarde da noite sem sentir nem um pouco de cansaço. Meus amigos falam que trabalho demais, mas sempre digo que nunca trabalhei um dia em minha vida, porque faço o que amo”, brinca.

Quando falamos sobre o que o vinho representa em sua vida, Alex é sucinto ao falar que ele representa muito, mas quando perguntamos sobre o que São Roque representa para ele, o empresário não poupa palavras. “Dá até um friozinho na barriga falar sobre São Roque. Tenho um carinho muito especial por esta cidade. É aqui que cresci, adquiri minhas experiências de vida e mesmo na parte comercial nós acabamos nos aproximando das pessoas e formando amizades muito bonitas. É uma cidade muito especial”, finaliza.

Confira também nossa reportagem em vídeo com Alex, através do link.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.