15/05/2015 às 10h01min - Atualizada em 15/05/2015 às 10h01min

Alunos do 5° ano se formam no programa PROERD

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Rafael Barbosa
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Rafael Barbosa

Cerca de 600 alunos do 5º ano das Escolas Municipais de São Roque, se formaram no programa PROERD (Programa Educacional às Drogas e à Violência) no dia 12 de maio, em cerimônia realizada no Recanto da Cascata. Ao todo, 21 salas de aula participaram da ação, que ensina os jovens a reconhecer as pressões e influências diárias que contribuem para o uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.

“Durante três meses os alunos recebem aulas semanais com policiais, devidamente fardados, que passam lições de autoconfiança e autoestima, para que as crianças tenham condições de resistir à pressão de determinados grupos para o consumo de drogas e contra a violência” afirma o Comandante da PM de São Roque, Carlos Ricardo Ceoloni.

A ação é uma adaptação brasileira da iniciativa norte-americana Drug Abuse Resistence Education  (D.A.R.E.), surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de criar uma ação conjunta entre as policias militares, escolas e famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes.

Ao final do curso cada aluno escreveu uma redação com o tema “O que aprendi com o PROERD” e durante a cerimônia, a melhor redação de cada sala ganhou uma medalha e os dois melhores textos foram contemplados com tablets. Durante a formatura, todos os alunos ganharam um certificado pela participação.

Entretanto, segundo os pais dos estudantes, os ganhos de seus filhos vão muito além do bem material, proporcionando lições importantes para que as crianças se tornem cidadãos responsáveis e aprendam a confiar nas autoridades. Segundo o motorista Gilberto dos Santos Silva, a orientação das autoridades tem um efeito positivo nas crianças e aproxima as mesmas da Polícia Militar. “Acho que mais ações como esta deveriam existir”, completa

Atualmente a iniciativa está presente em todo o Brasil, atuando em três frentes: educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, educação de 4ª série/5º ano do ensino fundamental e educação para pais/responsáveis. A iniciativa possui como material didático o Livro do Estudante, o Livro dos Pais e o Manual do Instrutor, auxiliando aos respectivos alunos e Policiais PROERD no desenvolvimento das lições.

 “São 10 aulas em que eles estão em contato com os policiais, que ministram as aulas, e estes são ensinamentos que eles levam para o resto da vida, pois nesta idade eles estão muito suscetíveis a aprender coisas novas e levar este ensinamento para suas casas”, afirma a Supervisora de Educação de São Roque, Gabriela Paulilo Alonso.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.