08/05/2015 às 11h41min - Atualizada em 08/05/2015 às 11h41min

Dia do Ferroviário é comemorado em grande estilo na Estação

Assessoria de Imprensa - Foto: Assessoria de Imprensa
Assessoria de Imprensa - Foto: Assessoria de Imprensa

Em parceria com a Prefeitura de Mairinque, a Associação Mairinquense de Preservação Ferroviária (AMPF) realizou no último sábado, dia 02, na histórica Estação Ferroviária de Mairinque, a solenidade em comemoração ao Dia do Ferroviário -transcorrido em 30 de abril, com uma manhã repleta de homenagens e atrações.

A AMPF é uma entidade mairinquense que tem por finalidade, o resgate, a valorização e a difusão de testemunhos, objetos e documentos, significativos à memória e à história ferroviária. Pela Lei Federal N° 2061, de 13 de abril de 1953, o trabalhador ferroviário passou a ter oficialmente o seu dia: 30 de Abril. A escolha da data não podia ser mais significativa, pois neste dia, no ano de 1854, foi inaugurada a primeira linha ferroviária do Brasil, cuja primeira viagem histórica contou com a ilustre presença do Imperador D. Pedro II e da Imperatriz Tereza Cristina.

Presentes à solenidade as seguintes autoridades: Prefeito Binho Merguizo, 1ª Dama Elza Barcelos Merguizo, Sérgio Afonso dos Santos (pres. da Associação Mairinquense de Preservação Ferroviária), Prof. Júlio Barros (Senai), os vereadores prof. Giovani, profa. Selma, Déia e Biula, pastor Justo José (igreja evangélica O Brasil para Cristo), ministra Roselene Moreira (igreja N. Sra. Aparecida), Roque Rodrigues (Dir. de Cultura e Patrimônio de S. Roque), Eric Manteian (Associação dos Ferroviários de Sorocaba), Juliana de Souza (div. de Qualificação da Prefeitura de S. Roque), Eliane Nataline (div. de Turismo de S. Roque), Simone Judica (jornal O Democrata) e José Zumckeller (sec. de Governo da Prefeitura de Mairinque).

Após as execuções do Hino Nacional Brasileiro (pela Banda Jovem Conselheiro Mayrink, sob regência do Maestro Alexandre Piccirilo) e do Canto à Mairinque (pelo Coral Municipal Pedro Alves de Lima Sobrinho, sob regência da maestrina Mari Dineri); iniciaram-se as homenagens aos ilustres ex-ferroviários de Mairinque e região.

Gratidão aos homenageados

“Com o intuito de resgatar a memória ferroviária, de render tributos aos nomes que construíram a epopeia ferroviária deste país e também dizer um muito obrigado à esses valorosos trabalhadores; homenageamos agora estes ferroviários que em sua longa e profícua jornada nas linhas férreas, principalmente nas históricas Estrada de Ferro Sorocabana e nas Ferrovias Paulistas, a Fepasa, desempenharam a responsabilidade pelo funcionamento da ferrovia, pois os serviços de uma estrada de ferro sempre estiveram na dependência dos funcionários da área operacional e administrativa”, ressaltava o texto da AMPF.

Mairinque e suas raízes ferroviárias

Na sequência aconteceu a entrega de certificado de associado benemérito da Organização de Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro ao Prof. Júlio Barros (Senai), pelos relevantes serviços prestados ao segmento, feita pelo Sr. Francisco Antônio de Camargo (AMPF). Houve ainda o depoimento do historiador e prof. Hugo Rodrigues, que apresentou seu livro “A Guerra dos Vagões”, onde ele trata da ação civil pública em favor do município de Iperó, que recebeu indenização em decorrência dos vagões abandonados naquela cidade, e que abre possibilidade para o município de Mairinque pleitear os mesmos benefícios.

Em seu discurso, o pres. da AMPF Sérgio Afonso dos Santos, ressaltou a importância da data, os valorosos ex-ferroviários homenageados, e reivindicou a criação da “Semana do Ferroviário”, para os próximos anos.

O prefeito Binho Merguizo, por sua vez, enfatizou o importante legado histórico e econômico que os ferroviários deixaram para Mairinque e região; falou também da parceria que está possibilitando a restauração da Estação e dos demais investimentos que estão chegando ao município.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.