23/04/2015 às 10h37min - Atualizada em 23/04/2015 às 10h37min

Projeto reduz consumo de recursos naturais na CBA e quebra paradigmas de processo produtivo de mais de 50 anos

Texto e foto: Assessoria de Imprensa
Texto e foto: Assessoria de Imprensa

Um projeto inovador gerou uma mudança de grande impacto produtivo e ambiental na Votorantim Metais - CBA. A ideia, que partiu de uma profissional da área de Meio Ambiente da Empresa, fez com que a eficiência de um dos processos produtivos da companhia tivesse melhora de quase 70%, o que gerou redução de custos e contribuiu para que a organização passasse a utilizar menos recursos naturais, preservando o meio ambiente.

A mudança aconteceu em um setor conhecido como Salas Fornos, onde o óxido de alumínio (um pó branco extraído da bauxita, o minério que dá origem ao alumínio) é transformado em alumínio líquido, que dará origem ao alumínio primário nos mais distintos formatos. Durante o processo produtivo nesse local, ocorre um fenômeno proveniente da mistura de matérias, denominado Efeito Anódico. Trata-se da elevação da tensão e temperatura dentro do forno em poucos segundos, gerando gases como o PFC (Perfluorcarbono), um gás artificial. Nesse processo, os operadores das máquinas utilizam uma varinha de eucalipto para liberar o gás e prosseguir com a produção do alumínio e para isso eram utilizadas 2,56 varinhas por operação de forno.

Acreditava-se que a umidade do eucalipto era vital para que a utilização fosse eficaz para aumentar a eficiência na liberação de gás. Por este motivo, o plantio de eucaliptos para esta finalidade demandava poda com apenas um ano de maturação, o que gerava impactos maiores ao meio ambiente, tendo em vista que esta característica aumenta a necessidade por áreas de plantio e manejo. Assim, amplia-se, também, o custo de operação.

Com foco na eficiência operacional e melhor gestão da utilização de recursos naturais, a Votorantim Metais - CBA encontrou neste processo uma oportunidade para reduzir a utilização dessas varinhas. Inicialmente, a meta era de reduzir para 1,26 varinha por operação de forno. A analista de Meio Ambiente da Votorantim Metais - CBA, Danila Santiago de Albuquerque Miranda, lembra que a meta era ousada, mas que o foco na excelência e a busca pela maior eficiência dos processos produtivos motivaram a equipe e abriram as portas para a proposta que mudaria um processo de mais de 50 anos.

Para isso, o projeto implantado seguiu as normas da metodologia Seis Sigma, um conjunto de práticas desenvolvidas para melhorar sistematicamente os processos ao eliminar defeitos e potencializar o rendimento. Foi feito um trabalho profundo de diagnóstico e estudo da real situação de utilização da ferramenta: armazenamento, controle na entrega e utilização.

Em matrizes precisas de eficiência, guiadas pelas ferramentas estatísticas de Lean/Seis Sigma, a equipe elaborou um primeiro diagnóstico e seguiu a investigação para propor processos de monitoramento e controle da utilização das varinhas. O intuito foi buscando otimizar e aproveitar ao máximo de cada item. A redução conseguida foi acima da meta, atingindo a marca de 0,84 varinha de eucalipto por forno, uma redução de 68% no consumo.

“É interessante dizer que, pelo próprio método, a gente tinha a indicação de que seria praticamente impossível atingir a meta, já que não havia histórico de consumo de 1,26 varinhas por processo. Acredito que o diferencial para alcançarmos um resultado tão expressivo foi o comprometimento de todos os envolvidos e o respaldo da organização que sempre incentiva a busca por soluções criativas e que auxiliem na redução de impactos ambientais”, destaca Danila.

Hoje, os profissionais que trabalham no setor contam com um controle e padronização especial para a utilização das varinhas. Os colaboradores também receberam informações a respeito da utilização dos materiais com foco no novo procedimento. “O controle rígido deixa tudo mais estável. Hoje a gente sabe que o comportamento é o que define os níveis de consumo”, conta o operador de produção Vando dos Santos.

Contudo, os ganhos não se limitam aos custos e benefícios ambientais, eles melhoram também a rotina dos trabalhadores e a qualidade do processo. “Elaboramos uma formula matemática que permite provisionar o consumo com precisão. Agora as pessoas sabem que não precisam utilizar mais que o necessário. É uma evolução na rotina. Esse processo e elaboração da conta foi feito com a participação da operação. Mudamos paradigma e cultura”, avalia o supervisor da área, Carlos Eduardo de Araújo.

Para a gerente geral de Desenvolvimento Humano Organizacional Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Votorantim Metais - CBA, Andressa Lamana, o resultado do projeto é um extrato da cultura organizacional da companhia, cultivando talentos e estimulando projetos alinhados aos Princípios de Sustentabilidade do Grupo Votorantim. “Tivemos ganhos econômicos, produtivos e ambientais. Além disso, melhoramos a rotina e o desenvolvimento das tarefas de nossos profissionais. São projetos como este que buscamos fomentar entre os empregados.”, destaca.

Este estímulo pode ser materializado por iniciativas promovidas dentro da própria empresa, e que buscam valorizar não só nas Unidades produtivas mas em todo o Grupo Votorantim este protagonismo dos empregados. O Prêmio Talento em Sustentabilidade, em que os profissionais da organização inscrevem projetos com viés social e ambiental e ligados aos Princípios de Sustentabilidade do Grupo Votorantim, trata-se de um reconhecimento da empresa às ideias que são implantadas na organização, o que ampliam a participação dos colaboradores na geração de valor da Companhia.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.