23/04/2015 às 08h46min - Atualizada em 23/04/2015 às 08h46min

Quinta do Olivardo servirá a famosa ‘sopa de pedra’ neste sábado

A iguaria é considerada uma das sete maravilhas da gastronomia portuguesa e típica da região do Ribatejo

Texto e foto: Assessoria de Imprensa
Texto e foto: Assessoria de Imprensa

Uma das iguarias da gastronomia lusitana, que até já rendeu boas anedotas, a ‘sopa de pedras’ será destaque no jantar deste sábado (25) na Quinta do Olivardo, em São Roque. O prato, que serve duas pessoas, leva feijão-vermelho, costelinha de porco, chouriça, morcela, toucinho, batatas, cebola, alho, louro, azeite, entre outros condimentos, é uma sopa típica da culinária de Portugal, em especial de Almeirim, uma cidade situada no coração da região do Ribatejo e considerada a ‘capital da sopa de pedra’.

Brincadeiras à parte, ao contrário do que se imagina, a sopa de pedra é um prato que leva muitos ingredientes no seu preparo, e que a ‘pedra’ é apenas um pretexto histórico, com base em uma lenda portuguesa.

A história

Diz a lenda difundida em Portugal, que um frade andarilho e faminto, chegando à porta de um agricultor, pediu uma ajuda e não foi atendido. Não perdeu a esperanças e disse aos presentes: “vou ver se faço um caldinho de pedra”.

Em seguida pegou uma pedra que estava no chão, limpou a terra e disse que aquela era ideal para fazer um bom caldo. Todos na casa riram do frade. Foi quando o religioso indagou: “vocês nunca comeram sopa de pedra? Só lhes digo que é uma coisa muito boa”.

O grupo respondeu o desafio em coro: “queremos ver isso”. Foi o que o frade sempre quis ouvir. Depois de ter lavado a pedra, o frade pediu uma panela de barro, encheu de água, colocou a pedra dentro e em seguida levou ao fogo. Assim que a água levantou fervura, ele disse: um pedaço de toucinho e este caldo ficará um primor. Ferveu mais um tempo e os curiosos ainda estavam pasmos. Em seguida o frade provou o caldo e comentou: “está insosso, se tivesse uma pitada de sal, seria o ideal”.

Salgado o caldo, o frade brandou novamente: “esse caldo com umas batatas e folhas de couve, até os anjos comeriam”. A dona da casa trouxe os ingredientes fresquinhos da horta. Em seguida o frade clamou: “se tivesse um pedacinho de chouriça, dava toda graça”. Trouxeram um pedaço de chouriça, ele juntou aos outros que já estavam cozinhando na panela. O cheiro do caldo invadia toda a casa. O frade sentou-se, comeu até lamber o beiço. No fundo da panela a pedra continuava intacta e serviu de questionamento pelos presentes: “senhor frade, e a pedra?” O religioso andarilho sabiamente respondeu: “A pedra, lavo-a e levo-a comigo para outra vez”. E assim comeu onde não lhe queriam dar nada.

Sobre a Quinta do Olivardo

Adega, restaurante, lanchonete e loja de produtos coloniais, vinhos, doces e compotas caseiras, a Quinta do Olivardo é uma atração turística pela boa comida, ambiente acolhedor e também pela paisagem exuberante. Os parreirais ladeando as instalações conferem o clima bucólico das propriedades rurais da Ilha da Madeira, em Portugal, onde o proprietário Olivardo Saqui buscou inspiração para construir um dos locais mais visitados da Estrada do Vinho.

A Quinta do Olivardo recebeu por dois anos consecutivos (2013 e 2014) a referência “Excelência” concedida pelo Trip Advisor, um guia mundial colaborativo, na qual os comentários dos frequentadores pontuam o estabelecimento. O restaurante lidera o ranking das pontuações positivas entre os estabelecimentos do setor na região.

Como Chegar

A Adega e Restaurante Quinta do Olivardo está localizada no km 4 da Estrada do Vinho, em São Roque (SP), com acesso pelo km 58,5 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270). Fica a 60 km de São Paulo e a 45 km de Sorocaba. As reservas de mesas têm validade até às 13h e podem ser feitas pelos telefones: (11) 4711-1100 e 4711-1923. Informações adicionais, fotos e vídeos estão disponíveis no sitewww.quintadoolivardo.com.br.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.