14/06/2013 às 10h06min - Atualizada em 14/06/2013 às 10h06min

Ex Comissão Administrativa e Ex Festeiros 2013 da Paróquia de Bom Jesus e Santa Cruz Canguera

Ajudar o próximo sem pedir nada em troca. Foi isso que fizeram, por décadas, dezenas de famílias em prol de toda a comunidade da hoje paróquia de Bom Jesus e Santa Cruz de Canguera.

Comunicado

Uma das qualidades mais reconhecidas dentro do catolicismo é a bondade.

Ajudar o próximo sem pedir nada em troca. Foi isso que fizeram, por décadas, dezenas de famílias em prol de toda a comunidade da hoje paróquia de Bom Jesus e Santa Cruz de Canguera.

Vimos a público através deste espaço comunicar que, desde o último dia  9 de
junho, esta Comissão e  Festeiros deixou de exercer  por decisão do novo Pároco Pe Reinaldo Bento, a  função de organizar, administrar, participar das principais ações e decisões da paróquia, ficando sob a responsabilidade do Pároco e do novo Conselho tais incumbências
O bairro de Canguera com cerca de 200 anos de existência  trás consigo muitas histórias, sempre baseadas na estrutura familiar e religiosa de trabalho e desenvolvimento. A igreja de Canguera, hoje quase centenária, esteve por todo esse tempo sob o pilar do empenho e da colaboração de dezenas de famílias do próprio bairro e das regiões vizinhas. Documentos existentes mostram que a comunidade buscou sempre a união, o crescimento espiritual e a valorização do bem de todos por meio de encontros e orações, que tinham Bom Jesus e Santa Cruz como guias.
Recentemente, no ano de 2007, decidiu-se  pela revitalização da igreja de Canguera em vários aspectos,  trabalhamos  em duas grandes frentes :

- Rejuvenescer, Fortalecer e Enaltecer a comunidade com diversas atividades  em nosso bairro com uma maior participação de todos, buscando o crescimento espiritual e sentimento de união, através da Festas do Padroeiro.

- Repaginar a Festa Julina, que passou a ser denominada Festa na Roça, com a intenção de angariar recursos para a  manutenção da igreja e suas dependências.

Desde então, com os recursos da Festa na Roça e demais ações conseguimos

realizar  desde a recuperação da capela, com a troca do telhado e forro, passando pela construção de um muro de arrimo, reformas e pinturas em geral e o fechamento de todo o seu perímetro, visando resguardar os fiéis e preservar o local que vinha sendo alvo dos vândalos e usuários de drogas.

Além das reformas e manutenções, a comunidade também saneou as pendências financeiras existentes até então e em seguida iniciou um processo de planejamento para futura ampliação e adequação do salão paroquial existente com o objetivo de atender às demandas de eventos em prol da própria comunidade, sendo estes eventos religiosos, sociais e culturais. E assim foi até a última festa do padroeiro, realizada em setembro de 2012 com a tradicional escolha de três casais de festeiros, feita pelo padre Anderson e pelo Conselho, e a sequência dos planos e metas.

Em 10 de novembro de 2012 tivemos a graça de ver a nossa capela ser
elevada à condição de Paróquia, o que muito nos orgulhou, reforçando ainda
mais o nosso compromisso junto à comunidade de Canguera. Passamos então
à condição de Paróquia de Bom Jesus e  Santa Cruz composta também pelas
comunidades do Sorocamirim, Pavão e Campininha.

Por ter se tornado Paróquia, o novo pároco tomou a decisão, de forma unilateral, de dissolver e extinguir a comissão administrativa da Paróquia de Bom Jesus e a Santa Cruz, bem como afastar os demais membros ligados diretamente à igreja, como a ministra da palavra e da eucaristia, que ocupava o posto há cerca de 30 anos. Após seguidas tentativas da nossa parte em nos reunir e buscarmos juntos as soluções,  o padre, evitando nos atender enviou-nos comunicado via e-mail datado do dia 22 de maio, onde reafirmou sua decisão, alegando dentre outras razões, que parte dessa comissão é formada por pessoas que frequentam outra paróquia. Como se isso mudasse a dedicação dos mesmos, ou mesmo diminuísse a crença delas em Bom Jesus e em Santa Cruz.
O padre ainda afirmou que cabe somente a ele a escolha dos festeiros, que
têm a obrigação de obedecê-lo, citando o parágrafo 532 do Código de Direito
Canônico. No e-mail, o padre "exigiu" todas as chaves da igreja, do salão e
das barracas. E concluiu dizendo que tomou tal decisão para garantir os direitos da paróquia e o bem dos paroquianos.

Acatamos a decisão do padre, mas achamos por dever prestar contas à comunidade Católica da nossa cidade, e também lamentamos o fato profundamente pois sempre fomos uma comunidade muito tranquila e que sempre atendeu as determinações dos padres anteriores, assim foi com o Pe. Anderson durante anos, Pe. Sebastião desde  de 2004, lembrando também da época em que pertencíamos a Matriz de São Roque, vide Padre Daniel.

Por fim nos cabe ainda informar que em relação ao plano de reforma e ampliação do salão paroquial, anteriormente aprovado pelo Pe. Anderson, pároco da igreja  São Luiz Gonzaga da qual pertencíamos, que já havíamos arrecadado um montante aproximado de R$ 150.000,00, valores suficientes para iniciarmos as obras. Tal montante, encontrava-se sob a responsabilidade do Pe Anderson e foi repassado diretamente aos cuidados do Pe Reinaldo Bento, novo pároco.
Para finalizar esta mensagem, gostaríamos de agradecer a todos os colaboradores e voluntários que de alguma forma contribuíram para o bom
desenvolvimento da comunidade.

Viva Bom Jesus e a Santa Cruz!!!

Ex Comissão Administrativa e Ex Festeiros 2013

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.