15/04/2015 às 14h20min - Atualizada em 15/04/2015 às 14h20min

Estação Brinquedos faz homenagem ao Dia do Livro Infantil

“Para comemorar esta data, conversamos com uma escritora sobre os benefícios da leitura na infância e criamos o Cantinho da Leitura na Estação Brinquedos, que estará aberto apenas neste fim de semana, oferecendo uma variedade de livros infantis aos pequen

Texto e foto: Assessoria de Imprensa
Texto e foto: Assessoria de Imprensa

Neste sábado, 18 de abril, comemora-se o Dia Nacional do Livro Infantil e, como forma de homenagear esta data tão importante, a Estação Brinquedos criou um espaço chamado “Cantinho da Leitura” na loja, que ficará aberto apenas neste fim de semana (sexta, sábado e domingo) com uma variedade de livros infantis para atender todas as idades.

A Estação Brinquedos oferece os mais diversos brinquedos como produto principal, mas se preocupa com o desenvolvimento da criança em todos os sentidos. Por isso, convidou uma escritora de literatura infantil da região para falar sobre a importância da leitura na infância. Ela esteve em nossa loja representando os profissionais desta área, os quais tem em comum a missão de despertar e alimentar a imaginação dos jovens leitores.

Formada em pedagogia, ela é professora, contadora de histórias e escritora.Nasceu em São Paulo, mora há 30 anos em Ibiúna e está frequentemente em São Roque. Seu nome é Ana Cecília Porto Silva e sua recente publicação, lançada na Bienal do Livro de 2014,contém duas histórias de superação: "Nina, a borboleta que tinha medo de voar" e "O menino do dente mole".

A escritora afirma que desde o nascimento, a leitura pode ser inserida na vida da criança, atravésdos livros de banho e outros brinquedos relacionados. “Ler é mágico e pode ser muito divertido. Tudo começou com os contos de fadas e as ilustrações incentivam a imaginação, fazendo a criança mergulhar em mundos que talvez ela nuncaconheça se não for através de uma história”, explica.

Ana Cecília adquiriu o título de escritora de forma despretensiosa. Segundo ela, o hábito de ler foi herdado na infância com o incentivo dos pais e a paixão por escrever surgiu depois de adulta. “Na maioria das vezes vejo uma cena e me inspiro a escrever sobre ela.Nunca comecei uma história com a intenção de publicá-la, porque minha maior alegria com o livroé de simplesmente encantar a criança que o lê”.

Para a escritora, um dos benefícios que a leitura oferece à criança é o de fazê-la entender melhor seus sentimentos. “A criança precisa aprender a lidar com a raiva, a alegria, o medo, a frustração, etc. Mas, diferente do adulto, ela não sabe se abrir e falar o que sente. Por isso, a história ajuda na forma de se expressar, seja por medo do vilão ou admiração pelo príncipe, por exemplo.” Ela também relaciona outras vantagens que a leitura infantil proporciona, como a de inserir valores do que é certo e errado, enriquecer o vocabulário e ajudar a manter o foco.

Ela explica que é saudável a criança dedicar parte do seu tempo para brincar, ter seus personagens preferidos e assistir desenhos, mas que também é fundamental receber o apoio dos pais para ler. “Gosto de incentivar a leitura de qualquer maneira e acho que a tecnologia também pode ajudar com livros infantis virtuais. A leitura só não pode ser usada como castigo, aí deixa de ser prazerosa”, alerta.

A Estação Brinquedos agradece a presença e entrevista concedida pela escritora Ana Cecília e felicita todos os profissionais que estão envolvidos em manter viva a magia da infância, seja através de brincadeiras ou histórias. Nossa loja está localizada na Rua Benjamin Constant, 149, no centro de São Roque. Aproveite este fim de semana para nos fazer uma visita e conhecer o “Cantinho da Leitura”.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.