14/04/2015 às 09h28min - Atualizada em 14/04/2015 às 09h28min

Polícia Civil conclui inquérito sobre laboratório suspeito de fraudes em Sorocaba

Fonte: G1 Sorocaba e Jundiaí - Foto: Reprodução / TV TEM
Fonte: G1 Sorocaba e Jundiaí - Foto: Reprodução / TV TEM

A Polícia Civil de Sorocaba concluiu na última segunda-feira, dia 13, o inquérito que investigava o laboratório ServLab. O local, que realizava exames particulares, de convênios e também de duas Unidades Pré-Hospitalares (UHPs) da cidade, foi fechado pela Vigilância Sanitária em novembro de 2014 por suspeita de fraudes em resultados de exames médicos.

Segundo a delegada responsável pelo caso, Jaqueline Coutinho, ninguém foi indiciado por falta de provas, já que a perícia deveria ter sido feita pela prefeitura ou por outro órgão competente, o que não ocorreu. Além disso, as UPHs da Zona Norte e da Zona Oeste não possuem cópias dos resultados dos exames. Nos próximos dias, o inquérito será enviado ao Fórum.

Entenda o caso
O laboratório ServLab foi interditado pela Vigilância Sanitária, no dia 14 de novembro de 2014, por suspeita de forjar resultados de exames. Segundo a Secretaria de Saúde, o responsável técnico não conseguiu explicar como estavam sendo feitos os exames de sódio e potássio, já que não havia o reagente necessário para o teste.

A empresa atendia as UPHs das Zona Norte e Oeste de Sorocaba, além de pacientes particulares e de convênios médicos. Após as denúncias, um boletim de ocorrência foi registrado por falsidade ideológica.

De acordo com a Prefeitura de Sorocaba, 101 pacientes que tiveram solicitações de análises de sódio ou potássio nas UPHs entre os dias 7 e 14 de novembro foram convocados para refazer os exames. Neste caso, os laudos foram emitidos pelo laboratório municipal.

Em janeiro deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde assinou um contrato emergencial para a realização de exames de laboratório nas duas UPHs.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.