Os Auxiliares de Educação Básica, Agentes Controladores de Vetor e Agentes Comunitários de Saúde receberão aumento salarial. O acréscimo em suas remunerações ocorreu devido aos Projetos de Lei 34-E e 36-E, ambos de autoria do Poder Executivo, aprovados por unanimidade durante a 10° Sessão Ordinária realizada na Câmara Municipal, na segunda-feira, dia 06.
Funcionários dos três setores compareceram em peso à Câmara para acompanhar os trabalhos legislativos, ocupando mais da metade do plenário, em uma das maiores audiências registradas no local desde o início do ano.
O primeiro projeto a ser votado foi o aumento salarial dos Auxiliares de Educação Básica, juntamente com uma emenda do Vereador Rodrigo Nunes, que estabelece que a lei entraria em vigor na data de sua publicação, fazendo com que as mesmas passassem a receber o novo salário no mês de março. “Talvez seja pouco passar a faixa salarial do Nível IV ao V, com um aumento de R$224, 56, mas é o aumento que o executivo pode oferecer neste momento e esperamos que no futuro isto melhore mais ainda”, afirmou o Vereador José Camargo sobre o novo salário dos funcionários, que passa a ser de R$: 1.303,33.
Com emenda e projeto aprovados, os vereadores parabenizaram a conquista dos profissionais, fruto de uma reivindicação antiga e que só foi possível graças a um diálogo extenso entre os profissionais da área com o executivo e o legislativo. “O resultado sempre surge quando a reivindicação é bem feita. Vocês todas estão de parabéns”, completou o Vereador Rodrigo Nunes.
Em seguida, foi a vez da votação para o aumento salarial dos Agentes de Saúde, ação que começou com uma iniciativa federal. “No ano passado a Presidente Dilma Rousseff regulamentou este aumento de salário e desde então houve uma discussão sobre o assunto. Mas o que importa é que hoje estes profissionais estão sendo beneficiados”, afirmou o Vereador Etelvino Nogueira, frisando que, mesmo com as novas contratações, o município sofre de um déficit de profissionais na área, o que influencia negativamente bairros como Caetê e Vila Lino, que não contam com a ação ativa destes agentes.
Os profissionais, que agora passam a receber um salário de R$ 1.014, também receberam as congratulações por parte dos vereadores pela conquista e pelos trabalhos prestados ao município. “Eles trabalham demais, são guerreiros. O trabalho destes agentes é um trabalho de dia a dia, debaixo de sol ou chuva, conscientizando a população e prevenindo, o que é sempre melhor do que remediar”, reforçou o Vereador Adenilson Correia ao lembrar o trabalho imprescindível que os profissionais têm desempenhado no combate a dengue.
Mas apesar das comemorações, a aprovação dos projetos trouxe a tona um grande problema enfrentado pelo município. Ao pedir a palavra, o Vereador Guto Issa afirmou que todas as carreiras profissionais da Prefeitura de São Roque estão com seus salários defasados. “Todas as administrações trataram mal seus funcionários. São Roque paga muito mal seus profissionais públicos, muitas vezes com salários que são a metade do oferecido em outras cidades”, completou.
Em entrevista ao Jornal da Economia o Prefeito de São Roque, Daniel de Oliveira Costa, parabenizou os funcionários públicos pela conquista, salientando a importância dos Agentes de Saúde e dos Auxiliares da Educação Básica, que passam a se sentir mais motivados com o aumento salarial. “Obviamente tudo que se faz em nível de reconhecimento trás satisfação e isso resulta em um trabalho mais eficiente. Quem ganha é a população e fico muito feliz quando conseguimos estes avanços” completa o governante.
Com relação a remuneração defasada dos funcionários do município, o governante afirmou que a Prefeitura esta desenvolvendo um grande plano de carreira para todos os funcionários públicos.