09/04/2015 às 10h30min - Atualizada em 09/04/2015 às 10h30min

Empresa que atuou na Guerra do Golfo ajudará a combater incêndio em Santos

Técnicos são especializados em incêndio e devem chegar nesta sexta-feira (10).

Fonte: G1 Santos e Região - Fonte: Solange Freitas/G1
Fonte: G1 Santos e Região - Fonte: Solange Freitas/G1

Técnicos da empresa americana Williams Fire & Hazard Control, especializada em incêndio, virão a Santos, nesta sexta-feira (10), para ajudar a estancar os vazamentos nos tanques da Ultracargo, que impedem o fim do incêndio na área industrial da cidade. A decisão foi tomada, na noite desta quarta-feira (8), pelo Gabinete de Integração. A empresa já atuou, por exemplo, durante a Guerra do Golfo para combater incêndios criminosos em poços de petróleo. O incêndio em Santos já dura uma semana.

Além dos técnicos, cerca de 500 mil litros de líquido gerador de espuma (LGE) serão trazidos pela Aeronáutica de diversas partes do país e devem ajudar no combate ao fogo. Mais de 400 mil litros do produto e da espuma F500 já haviam sido utilizados pelo Corpo de Bombeiros e brigadistas durante a ocorrência, além de 360 litros do isolante térmico ‘cold fire’.

Os bombeiros continuam o trabalho de resfriamento dos reservatórios com a água bombeada do mar. O objetivo é que o fogo não se alastre para outros tanques. A corporação aguarda o melhor momento para aplicar as três espumas especiais – LGE, F500 e cold fire.

O Ibama afirmou que todas as providências foram tomadas pelas autoridades responsáveis para que o impacto ambiental seja o menor possível. Técnicos fizemos um sobrevoo e constataram que não houve mais mortes de peixes.

Trânsito de caminhões
A entrada de caminhões na Margem Direita do Porto de Santos foi permitida das 22h às 4h para veículos com agendamento nos terminais autorizado pela Codesp. A liberação, válida desde esta quarta-feira, será feita mediante a apresentação de documento comprobatório e com o limite de até 800 veículos de carga. A medida foi acertada em reunião entre representantes da prefeitura e do setor portuário e de transportes.

A triagem dos veículos e a liberação no Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) e nos pátios de estacionamento serão realizadas pela Polícia Rodoviária e Ecovias, seguindo a orientação da Secretaria Municipal de Assuntos Portuários.

Na área urbana, a Companhia de Engenharia de tráfego (CET) fará o controle dos comboios de caminhões. No ingresso, os veículos de carga terão como trajeto a Avenida Martins Fontes, ruas Visconde do Embaré e Cristiano Ottoni (que ficará com mão única) até o Porto Valongo. A partir dali, o controle fica a cargo da Guarda Portuária.

Já a saída dos caminhões do Porto ocorrerá em comboios, das 9h às 17h e das 21h às 5h, com ponto de partida no início da Rua João Pessoa. A restrição da entrada de caminhões na Margem Direita foi decidida no domingo (5) pelo Gabinete de Integração. O objetivo foi evitar que a entrada de Santos ficasse bloqueada, pois a alça de acesso do viaduto da Alemoa está fechada devido ao incêndio.

Você pode conferir a matéria completa clicando aqui.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.