02/04/2015 às 09h32min - Atualizada em 02/04/2015 às 09h32min

Idoso sofre com falta de medicamento em Posto de Saúde

Texto: Rafael Barbosa - Foto: Rafael Barbosa
Texto: Rafael Barbosa - Foto: Rafael Barbosa

O centro de saúde “Dr. José Carvalho de Brito” devolveu um medicamento imprescindível para a vida de um paciente, que buscava a medicação há mais de um mês na instituição. O senhor José Gugliotti, de 64 anos, sofre de um problema respiratório sério e por conta disso, precisa de um acompanhamento de saúde constante, chegando a dormir com a ajuda de aparelhos específicos. O idoso consome um medicamento chamado Stiriva Restipat, recolhido de forma gratuita no posto até o início do ano.

Porém, segundo José, desde o dia 15 de janeiro o medicamento não chegava ao Centro de Saúde, trazendo sérios problemas ao idoso, que pela falta da medicação já precisou ser levado as pressas para a Santa Casa de São Roque em diversos momentos.  Impossibilitado de ficar sem uma medicação essencial para sua vida, o aposentado foi obrigado a comprar  medicamento, que por ser importado tem um custo elevado e hoje é encontrado pelo valor de R$225,00. “Tive que parcelar o remédio no cartão de crédito”, afirma o aposentado ao lembrar que o medicamento dura apenas um mês, ou seja, o remédio irá acabar antes mesmo do aposentado terminar de pagá-lo.

Entretanto, o aposentado continuou a ir até o Posto Central, localizado na Avenida John Kennedy, nº 509, onde se localiza o Alto Custo, porém os funcionários sempre lhe diziam que o remédio não havia chegado e pediam que ele voltasse em outra data. Recentemente por meio de uma assistente social, a irmã do paciente descobriu que o Stiriva Restipat havia chegado ao posto no dia 14 março e como ninguém havia ido buscá-lo, este havia sido devolvido.

O fato indignou a família do idoso, que havia procurado pelo medicamento apenas três dias antes. José afirma que ninguém foi avisado sobre a chegada do medicamento e que considera um absurdo o fato do mesmo ser simplesmente devolvido já que está a mais de um mês e meio comparecendo ao Centro de Saúde em busca da medicação.

“Pediram para que eu voltasse no dia 15 de abril, porém o remédio que comprei acaba no dia 02. E agora o que irei fazer?”, afirma o aposentado.

Prefeitura se Pronuncia sobre o assunto

Segundo a Prefeitura de São Roque, a filha de José retirou dois medicamentos no dia 11, um para ela e outro para seu pai. Segundo a administração, o medicamento citado, ficou disponível do dia 18 de março até 23 de março de 2015, sendo que a sra. Maria Angelica foi avisada no dia 11 acerca dessa disponibilidade. “No dia 26 de março de 2015 efetuamos a devolução dos medicamentos não retirados pelos pacientes ao Estado. Regra que somos obrigados a seguir, para não sofrermos interrupção ou atrasos de fornecimento”, afirma a nota disponibilizada a imprensa.

A administração também ressaltou se trata de medicamento chamado “Alto Custo”, fornecido pelo Governo do Estado, portando e que por isso não há governança nos prazos por parte do município. “Nosso pessoal sempre orienta os pacientes acerca das datas e das normativas para o sucesso do fornecimento”, completa a nota.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.