A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque, promoveu ao longo do mês de maio uma série de ações voltadas à conscientização sobre segurança no trânsito em apoio à campanha Maio Amarelo.
Com o tema “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”, a iniciativa mobilizou colaboradores da empresa por meio de palestras, orientações e atividades educativas voltadas à prevenção de acidentes e ao incentivo de comportamentos mais seguros nas vias.
Durante as atividades, a equipe de Segurança da Saneaqua alertou sobre os riscos do excesso de velocidade, fator que reduz o campo de visão do motorista, diminui o tempo de reação e aumenta a gravidade dos acidentes.
A campanha também reforçou atitudes preventivas importantes, como atenção aos pontos cegos, respeito aos limites de velocidade, manutenção de distância segura entre veículos e previsibilidade nas ações durante a condução.
Segundo a concessionária, comportamentos como pressa, distração e falta de empatia continuam entre as principais causas de acidentes de trânsito no país.
De acordo com dados nacionais apresentados durante a campanha, o desrespeito às leis de trânsito ocorre com maior frequência em regiões com circulação de pedestres, ciclistas e motociclistas.
O cenário evidencia que os riscos estão relacionados não apenas à velocidade, mas também à convivência inadequada entre diferentes usuários das vias.
“As intervenções realizadas durante o mês de maio reforçam o valor da empresa de atuar com segurança e integridade, alertando que a responsabilidade ao volante é fator determinante para a redução do número de acidentes, mortos e feridos nas vias e rodovias”, destacou Erick Krambeck, responsável pelas áreas de Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança da Saneaqua.
O Movimento Maio Amarelo é uma campanha internacional de conscientização voltada à redução de acidentes e mortes no trânsito.
Criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), o movimento utiliza a cor amarela como símbolo de atenção e alerta no trânsito.
Em 2026, a campanha reforça a importância da empatia nas vias, destacando que enxergar e respeitar o outro — especialmente os usuários mais vulneráveis — é uma atitude simples, mas capaz de salvar vidas.