Após a conclusão do ensino médio, muitos jovens com deficiência enfrentam um cenário de isolamento devido à escassez de políticas públicas e atividades estruturadas.
Em São Roque, essa lacuna motivou a criação da Associação Viva Luz (AVL).
Fundada em 2018 por Rosana Cleto e um grupo de mães, a organização sem fins lucrativos transforma a experiência pessoal de cuidado em um acolhimento coletivo essencial.
Atualmente, a AVL atende cerca de 40 jovens e adultos (a partir de 14 anos), oferecendo oficinas semanais de culinária, atividades manuais e físicas. O foco é o desenvolvimento da autonomia e a manutenção dos estímulos sociais. "Percebemos que, depois da escola, quase não existem caminhos. A associação nasce para preencher essa lacuna e oferecer oportunidades", afirma a fundadora Rosana Cleto.
Além do impacto direto na vida dos assistidos, a entidade atua como uma rede de apoio para as famílias, combatendo a sobrecarga física e emocional de quem cuida.