Iniciativa faz parte do programa Integra Resíduos, que busca desenvolver a gestão dos resíduos sólidos urbanos (RSU) em todas as suas etapas - da geração à destinação final
O Governo de SP, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil), deu início, na última terça-feira (2), a um programa de capacitação técnica para gestores municipais enfrentarem um dos maiores desafios ambientais e sanitários: a gestão dos resíduos sólidos. A capacitação técnica tem como objetivo de viabilizar uma destinação ambientalmente adequada dos materiais e faz parte do programa Integra Resíduos, que busca fortalecer e aprimorar o manejo de resíduos nas cidades paulistas, considerando as necessidades regionais e locais em todas as etapas, desde a geração até a destinação final. A ação tem um investimento total aproximado de R$ 6,3 milhões para capacitar técnicos em todas as 16 regiões paulistas.
O subsecretário de Recursos Hídricos e Saneamento Básico da Semil, Cristiano Kenji, comentou sobre o papel do Estado em auxiliar municípios a avançarem na gestão de resíduos sólidos “Essa capacitação fortalece a capacidade dos municípios de implementar soluções eficientes e sustentáveis para a gestão de resíduos, respeitando as características regionais. É uma política pública que conecta o planejamento estadual às necessidades locais, gera economia, reduz impactos ambientais e melhora diretamente os serviços prestados ao cidadão.”
Nesta quinta-feira, 12 de fevereiro a cidade de Itu será sede na região do curso de capacitação do Integra Resíduos.