16/03/2015 às 00h00min - Atualizada em 16/03/2015 às 00h00min

Prefeitura de Mairinque realizará a Semana da Água 2015

Ações visam à preservação dos recursos naturais para amenizar as questões climáticas

Texto e foto: Assessoria de Imprensa
Texto e foto: Assessoria de Imprensa

Para celebrar o Dia Mundial da Água e o Dia Municipal da Represa de Itupararanga, comemorados em 22 de março, o Departamento de Meio Ambiente e Agricultura da Prefeitura de Mairinque realizará a Semana da Água 2015, com diversas atividades entre os dias 23 e 28 de março, com o tema “Plante Árvores, Plante Água”.

A intenção é garantir a participação da sociedade com a realização de plantios de árvores em pontos estratégicos da cidade, doação de mudas nativas e a realização de atividades de educação ambiental com a comunidade e alunos da rede pública de ensino.

O avanço das atividades humanas contribuiu significativamente para a perda e alteração dos ambientes naturais. “O baixo nível de água da represa de Itupararanga é um reflexo da retirada de árvores, do despejo irregular de lixo e do uso incorreto da água, que são ações que intensificaram os efeitos das mudanças climáticas”, ressaltou Alice Martinez, diretora de Departamento de Meio Ambiente.

Ainda segundo a diretora “essas comemorações são sementes para que ações sustentáveis sejam espalhadas e aplicadas em todo área do município de Mairinque”.

Com o intuito de trazer à tona essa temática da recuperação ambiental, as ações da Semana da Água de 2015 serão voltadas para a recuperação de áreas degradadas como o incentivo ao plantio de mais árvores na cidade, pois plantar árvore é plantar água. Cada vez que uma árvore é plantada se armazena água no solo, garantindo o abastecimento do lençol freático, que por sua vez, abastece poços e nascentes.

 

Para o Prefeito Binho Merguizo, a Semana da Água de 2015 “auxiliará a população mairinquense a repensar seus métodos de consumo, auxiliando no combate ao desperdício de recursos naturais”.

 

Programação

Entre os dias 23 e 24 de março, serão realizados dois plantios de árvores nativas: no bairro Nova Mairinque e outro em uma área de preservação de nascente no bairro Reneville. “Esperamos contar com a população para preservar e cuidar das árvores plantadas e, assim, ajudar Mairinque a enfrentar a crise hídrica que afeta toda a região”, ressaltou Alice.

Dia 25 de março acontecerá a “Feira da Água” na Praça da Matriz, com doação de mudas de árvores de espécies nativas e com a participação da Saneaqua Mairinque, da UTEP (Usina de Tratamento Ecológico de Pneus) e da Escola Municipal Prof. Manoel Martins Villaça, que realizarão atividades lúdicas e de educação ambiental, todos nesse tema.

Para finalizar, no sábado, dia 28, será realizada a 1ª Feira de Trocas, uma atividade divertida, que possibilitará entrosamento e socialização entre as pessoas além de trocar objetos que já não interessam como antes. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.