Instalação de placa com tarifas de pedágio “free flow” entre Alumínio e Mairinque gera polêmica

Por Por Guilherme Alexandre-
636 5 Min

Instalação de placa com tarifas de pedágio “free flow” entre Alumínio e Mairinque gera polêmica
Foto vídeo do leitor

A recente instalação de uma placa com os preços do pedágio “free flow” na Rodovia Raposo Tavares (SP-270), na altura do km 72, entre os municípios de Alumínio e Mairinque, reacendeu o debate sobre a cobrança eletrônica na região. A sinalização, que informa a cobrança futura para caminhões de dois a cinco eixos, não traz os valores exatos a serem aplicados, o que gerou críticas e insegurança entre os moradores. A informação foi divulgada inicialmente pelo portal Guia Alumínio.

O tema ganhou grande repercussão nas redes sociais, com diversos internautas manifestando preocupação com a ampliação da cobrança em pequenos deslocamentos locais. Entre os comentários, destacam-se críticas ao número de pedágios na região e ao impacto financeiro da medida:

“Tarcisião, já falou ao vivo e a cores. Não vai abrir mão dos pedágios! Tarde demais para chorar, infelizmente!”
“Absurdo, pra quem vai pra Sorocaba pagará 5 pedágios, entre Alumínio e Mairinque ida e volta, próximo ao Genebra ida e volta e chegando em Alumínio na cabine. CADÊ ALGUMA AUTORIDADE PRA SE PRONUNCIAR A RESPEITO DISSO?”
“Jeito que tá indo as coisas logo logo vai ter um em cada bairro da cidade!”

Em visita a São Roque no mês de julho, o governador Tarcísio de Freitas comentou sobre a nova tecnologia adotada nos pedágios eletrônicos, defendendo o modelo como mais eficiente e menos oneroso para os motoristas. “As pessoas ainda estão se acostumando, mas vão ver que, no final das contas, a maioria dos deslocamentos vai ficar mais barata. Não haverá a necessidade de parar em praças de pedágio, será possível pagar por Pix com até 30 dias. Isso vai facilitar a vida do cidadão”, afirmou.

Apesar das declarações do governador, o modelo “free flow” continua sendo motivo de críticas na região, especialmente pela possibilidade de cobrança para deslocamentos curtos entre bairros e cidades vizinhas. O bairro Roda da Carroça, em Mairinque, por exemplo, pode ser diretamente afetado, já que moradores precisarão cruzar o trecho pedagiado mesmo para acessos locais a serviços essenciais.

No dia 26 de junho, uma audiência pública foi realizada em Alumínio para debater a instalação do pórtico eletrônico no trecho em questão. O encontro contou com a presença da prefeita de Alumínio, Dra. Ana Paula, vereadores dos dois municípios e os deputados estaduais Vitão do Cachorrão e Paulo Batista dos Reis. O presidente da Câmara de Mairinque, Rafael da Hípica, também participou, junto com os vereadores Alexandre Peixinho, Edicarlos da Padaria, Jackson, Paulo Marrom, Rogério Mecânico, Rose do Cris e Túlio Camargo.

Durante a audiência, foi lido um ofício da deputada estadual Letícia Aguiar em apoio à suspensão da instalação do pórtico. O deputado Reis alertou sobre o impacto que a medida pode gerar no custo de produtos e serviços da região, enquanto Vitão do Cachorrão convocou a população a pressionar os parlamentares da Assembleia Legislativa a apoiarem o Projeto de Decreto Legislativo nº 6/2025, que busca sustar o Decreto Estadual nº 68.695/2024, bem como as licitações e contratos firmados com a ARTESP.

“Isso é uma judiação com essa população que já paga tantos impostos e agora terá que pagar ainda mais”, afirmou o vereador Paulo Marrom. O presidente da Câmara de Mairinque destacou a mobilização conjunta entre as cidades: “Agora é hora dessa luta avançar até a Assembleia Legislativa”.

Na segunda-feira, 4 de agosto, a vereadora Dani Castro divulgou em suas redes sociais que protocolou um ofício solicitando a realização de uma nova audiência pública para discutir a implantação dos pedágios nas cidades de São Roque, Mairinque, Alumínio e Vargem Grande Paulista. “Essa é uma pauta que impacta diretamente o bolso e a rotina da população. Queremos transparência, diálogo e soluções justas para todos. Seguimos atentos e comprometidos com a nossa gente”, declarou a parlamentar.

Em conversa com a reportagem, Dani Castro informou que representantes do Governo do Estado de São Paulo, da concessionária Motiva (responsável pelo trecho da rodovia) e autoridades regionais serão convidados para participar do encontro, mas ainda não há uma data definida para sua realização.

A cobrança do pedágio eletrônico “free flow” está sendo implantada pela CCR Sorocaba, atual concessionária da SP-270, com aval da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP), e já provoca mobilização política e social na região. Moradores e lideranças locais seguem pressionando por mais esclarecimentos e por soluções que não penalizem quem precisa utilizar a rodovia no dia a dia.

 

veja mais:

 

 


Notícias Relacionadas »