09/03/2015 às 15h26min - Atualizada em 09/03/2015 às 15h26min

Mitos e verdades sobre o diabetes

Texto: Aline Matos - Foto: Reprodução/Internet
Texto: Aline Matos - Foto: Reprodução/Internet

Associado principalmente à ingestão de açúcar, na verdade o diabetes é causado pela falta ou incapacidade do corpo em produzir insulina em quantia suficiente para controlar a glicose, que está presente especialmente em alimentos doces, mas também em salgados.

Essa confusão é bastante comum, aliás, dúvidas sobre a doença não faltam. Há quem acredite que exista alimentos que combatem o problema. Outros afirmam que apenas a medicação correta pode ajudar quem tem diabetes. Para acabar com as informações equivocadas, o Dr. Márcio Krakauer, chefe do departamento de Novas Tecnologias da Sociedade Brasileira de Diabetes, esclarece as principais dúvidas abaixo.

  Alimentação

Apesar das especulações sobre a existência de um alimento capaz de controlar a glicose, o doutor é categórico: “o que a gente faz é trabalhar com o que é ou não vantajoso. Por exemplo: se o açúcar está baixo, o paciente precisa de um carboidrato que tenha alto poder glicêmico, que seja absorvido rapidamente, como pão. Quando o açúcar está elevado no sangue, o ideal é optar pelo oposto, ou seja, alimentos com baixo poder glicêmico, como vegetais e produtos integrais. Por isso, o controle da glicemia deve ser feito rotineiramente e a alimentação ser normal. Normal é ter uma dieta saudável, sem excessos”.

 

Açúcar x adoçante

O médico ressalta que o adoçante é melhor para o diabético do que o açúcar branco, que ajuda a glicemia a subir rapidamente. Já o mel funciona igual ao açúcar, mas é mais benéfico por possuir importantes nutrientes para o corpo.

 

Hereditariedade

A diabetes do tipo 2 pode ser hereditária e é, portanto, possível tratar com o uso de medicação específica e mudança de hábitos. Segundo Krakauer, 60% dos pacientes que começam o tratamento antecipado, isto é, em virtude da herança genética, não desenvolvem a doença.

 

Atividade física

A atividade física só traz benefícios para os diabéticos, pois os ajuda a manter o peso e a controlar a glicose. Porém, se o paciente quiser fazer uso de suplemento, é preciso procurar um especialista, já que nem sempre a combinação dele com o tratamento trará bons resultados.

 

Relação com o estresse

Assim como outras doenças, o diabetes pode ser prejudicado por causa do estresse, que contribui para aumentar repentinamente a glicose. Ter sempre ao lado o medidor de insulina e seguir as recomendações médicas para esses momentos é fundamental para diminuir os incômodos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.