03/03/2015 às 10h33min - Atualizada em 03/03/2015 às 10h33min

Três peças seguem desaparecidas de Capela em São Roque

Da Redação com informações do São Roque Notícias - Foto: Divulgação
Da Redação com informações do São Roque Notícias - Foto: Divulgação

Após a imagem de Nossa Senhora do Rosário, do século XVII, ter sido encontrada pela Polícia Federal (após ter sido furtada há muitos anos da Capela do Sítio Santo Antônio, em São Roque), o Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) informou que existem três peças que continuam desaparecidas e que estavam na mesma Capela em São Roque, na época do furto, segundo o portal São Roque Notícias.

De acordo com o órgão, essas peças foram esculpidas em madeira do século XVII, sendo um Santo Antônio, uma pomba do divino espírito santo do arco do cruzeiro e uma terceira imagem sacra, ainda não informada. O Iphan ainda informou que tanto a imagem encontrada quanto as demais peças, foram furtadas há 35 anos.

A imagem de Nossa Senhora do Rosário, por exemplo, é uma raridade esculpida em madeira policromada, um dos objetos sacros pertencentes à capela do Sítio Santo Antônio, conjunto bandeirista edificado pelo bandeirante Fernão Paes de Barros a partir de 1650, e tombado pelo Iphan desde 1941.

O órgão também destacou que procura pelas outras três imagens e informa que qualquer pessoa que tiver alguma informação sobre o furto, ou pistas sobre destino dessas imagens, pode ajudar ligando no disque denúncia 181 onde o anonimato é garantido.

As penalidades para o crime de artes sacras estão previstos nos Artigos: 155 do Código Penal; 180 do Decreto-Lei nº2848/1940 que trata da receptação de bem furtado; e no Artigo 62, da Lei 9.605/1998, que versa sobre destruição/deterioração de bens culturais.


 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.