04/10/2024 às 13h10min - Atualizada em 04/10/2024 às 13h10min

Saiba quais são as propostas dos candidatos a prefeito de São Roque

Nesta semana, Cabo Jean, Chumbinho e Guto Issa, os concorrentes ao Executivo da cidade, foram convidados a enviarem suas ideias sobre os temas Habitação e Transporte Público

Fotos: Reprodução
O Jornal da Economia abriu espaço para os candidatos a prefeito da Estância Turística de São Roque divulgarem suas propostas. Ao longo das últimas semanas, foram apresentados alguns temas e pedimos que cada candidato nos respondesse através de um vídeo gravado no formato horizontal (celular deitado) com no mínimo 1 minuto e no máximo 2 minutos para cada tema.

Nesta semana, Cabo Jean (PL), Chumbinho (Solidariedade) e Guto Issa (PSD), os concorrentes ao Executivo da cidade, foram convidados a enviarem suas ideias sobre os temas Habitação e Transporte Público, além de terem direito a gravarem uma mensagem final aos eleitores da cidade.

Confira na íntegra a seguir as principais propostas dos candidatos em relação aos temas abordados.

Habitação

Cabo Jean: “Pensando em habitação, precisamos fazer a revisão do Plano Diretor. Precisamos pensar nesse Plano Diretor de maneira responsável, de maneira sustentável, e resolver muitos problemas de infraestrutura ainda existentes em nossa cidade. Falta saneamento e falta água potável à nossa população. Precisamos e iremos buscar parcerias junto ao Governo do Estado, junto ao Governo Federal, para diminuir esse déficit habitacional no município de São Roque!”.

Chumbinho: “São Roque não pensa habitação para a nossa cidade há muitos anos. O último investimento feito foram nas casas no Parque Primavera há mais de 25 anos. Eu venho conversando com a Confederação Nacional do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, a qual busca uma parceria junto à Prefeitura, de forma que, onde a Prefeitura entraria com o terreno e a criação de um fundo já existente junto ao Ministério das Cidades para construir um conjunto habitacional voltado aos servidores públicos da nossa cidade.

O que não podemos deixar de explanar é a facilidade com que essa Prefeitura hoje vende terrenos próprios no mesmo instante que ela aloca outras propriedades para suas atividades diárias. Sabemos o quanto de habitação popular a nossa cidade precisa, em cima de estudos que desde 2011 já se falavam, já contemplavam a construção de aproximadamente 2.500 casas para a nossa cidade. Vou propor nessa revisão do Plano Diretor a criação do Bolsão Habitacional, perspectivas que viabilizarão a criação de moradias mais baratas para a nossa população.

Montaremos mutirão com a ajuda da sociedade civil organizada e vamos criar o Conselho Municipal de Habitação para dar todo esse amparo. No meu governo, vamos dar incentivo para a construção de moradias populares como uma contrapartida da aplicação do IPTU progressivo. São Roque precisa se desenvolver, mas não virar uma cidade de especuladores!”.

Guto Issa: “São Roque que tem um grande déficit habitacional. O ‘Minha Casa Feliz’ vai entregar 500 novas casas próprias para o povo!”.

Transporte Público

Cabo Jean: “Para garantir a melhoria do transporte público no município de São Roque, precisamos fazer uma revisão na grade de horários e também nas linhas que atendem os bairros da nossa cidade. Nós vamos ampliar a grade de horários nesses bairros que pouco são contemplados e também iremos inserir novas linhas dentro do sistema de transporte público. Por fim, iremos também garantir o Tarifa Zero aos sábados, domingos e feriados!”.

Chumbinho: “A Constituição Nacional de 1988 instituiu aquilo que nós tratamos como mobilidade urbana e transporte público municipal. Nós temos duas demandas de transporte coletivo em São Roque, que é aquela que integra o nosso município com outros municípios, e quero dizer hoje que vou lutar muito para que nós possamos fazer uma integração com ônibus que nos leva até a divisa de Itapevi, levando os nossos passageiros até a estação de Amador Bueno, onde nós poderemos fazer a integração com os trens da CPTM, levando os nossos moradores em buscas de trabalho, educação, junto aos trens. Temos a interligação com Vargem Grande, onde buscaremos também uma melhor interligação com os ônibus que complementam Vargem Grande, levando até Pinheiros.

Agora, quero propor para você, eleitor, o melhor no transporte público. E o melhor hoje é mostrar para você o quanto nós podemos ter o Tarifa Zero rodando em toda a nossa cidade.

O Tarifa Zero é algo já instituído há muito tempo em várias cidades no Brasil. Vargem Grande, aqui do nosso lado, já tem isso instituído. O município, desde 2018, paga um subsídio para complementar as despesas com o transporte, ajudando a segurar o preço das passagens. O que era R$ 350 mil em 2018, em 2024 se torna R$ 1,7 milhão.

E esse valor elevado na contribuição do município para com a companhia, hoje, a nossa Jundiá, está muito próximo daquilo que nós precisamos para rodar com todos os ônibus com o Tarifa Zero. Então eu quero mostrar para você que nós já fizemos contas, já estudamos todas essas conquistas e quero mostrar para você que São Roque está muito próximo de poder te proporcionar o Tarifa Zero. Nós criaremos um ônibus circular, passando pelos principais pontos da cidade. Quero ser lembrado como o prefeito que instituiu o seu direito do Tarifa Zero no transporte público de São Roque!”.

Guto Issa: “Vamos ampliar a revolução do transporte, colocando carros menores para bairros menos populosos. Também vamos colocar Wi-Fi em todos os carros e ampliar a oferta de horários de novas linhas!”.

Mensagem final

Cabo Jean: “O meu recado a todo eleitor são-roquense é o agradecimento. Por todos vocês que nos receberam ao longo da pré-campanha e também da campanha. A todos que acreditam em nós e que nos incentivam. A todos vocês que buscam uma São Roque diferente. Votar em Cabo Jean e Maurinho Góes, votar 22, é votar por responsabilidade, é votar por credibilidade, é votar por honestidade e, mais do que isso, é votar por transparência. Votar em Cabo Jean e Maurinho Góes é acreditar que o nosso povo não vai ser mais humilhado em uma Santa Casa, vai ter médico, vai ter remédio para nossa população. Votar 22 é acreditar que a nossa educação será respeitada, que escolas não serão fechadas, que salas de aula não receberão alunos amontoados. Votar 22 é acreditar que a nossa Guarda Municipal nunca mais passará pela humilhação de ficar desarmada. Votar em Cabo Jean, votar em Maurinho Góes, é votar pela liberdade. É votar pelo fim das perseguições, sejam elas no comércio, aos empresários, ao servidor público. Por isso, eu peço o seu voto de confiança!”.

Chumbinho: “Quando foi proposto a nós o tema livre, poderia ser qualquer outro tema que não foi sugestionado pelo jornal nesse debate, mas o que mais sentimos nos últimos quatro anos, quando lembramos desses debates, é justamente a falta desse ‘livre’ na sociedade. Vivemos hoje uma condição inusitada na condução do poder público, onde os comerciantes têm medo de se expor por represália, os professores não podem expressar suas insatisfações, os funcionários públicos se escondem no atendimento, não podendo conversar quando as pessoas não estão alinhadas com o prefeito. E hoje, quando a gente caminha pela cidade, a gente vê isso ainda muito mais forte.

O que nós ouvimos num passado recente, hoje, nessa fase de eleição, mais forte fica ainda esse temor na população. Não podemos viver esse caos psicossocial, onde a liberdade é a tônica de toda a representatividade e a nossa democracia se molda nessas vozes. Quero deixar bem claro nessa fala que, se eleito, não serei o opressor como esse alcaide.

Comigo, a população terá voz, as pessoas terão a liberdade para se expressar e terão a segurança que serão ouvidas, sem medo de serem perseguidas. O meu governo dará liberdade e acolhimento para todas as manifestações. Quero encerrar essa participação, junto ao Jornal da Economia, nessa explanação de propostas de todos os candidatos, convidando você, eleitor, a nos procurar no Instagram, @chumbinhosaoroque, onde lá nós estamos contando todas as nossas histórias e buscando com você o seu voto rumo à vitória na eleição de outubro!”.

Guto Issa: “Agradeço ao povo de São Roque pela confiança ao longo de toda a nossa primeira gestão. Na nossa segunda gestão, vamos garantir todas as conquistas sociais, o kit escolar, o uniforme escolar, a UTI, o tomógrafo e muito mais. O segundo governo vai ser muito melhor do que o primeiro!”.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.