03/08/2024 às 20h37min - Atualizada em 03/08/2024 às 20h37min

Brasil Vence Itália, Conquista o Bronze por Equipes e Termina os Jogos Olímpicos com Quatro Medalhas no Judô

Com vitórias sobre Cazaquistão, Sérvia e Itália, na luta decisiva, equipe conquista a 28ª medalha olímpica da modalidade.

Judocas comemoram o bronze do Brasil no judô por equipes. Foto: Miriam Jeske/COB
O judô brasileiro fez história nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A equipe venceu Cazaquistão, Sérvia e Itália na luta decisiva, garantindo a medalha de bronze. Essa foi a quarta medalha do judô brasileiro nesta edição dos Jogos, totalizando 28 medalhas olímpicas na modalidade.

Na disputa pelo bronze, Rafael Macedo, Beatriz Souza e Rafaela Silva marcaram pontos importantes para o Brasil. A Itália empatou em três a três, levando a decisão para uma luta extra, na qual Rafaela Silva garantiu a vitória com o ponto decisivo, selando o placar em 4 a 3 para o Brasil.

"Durante a preparação, vimos o quanto todos queriam essa medalha inédita para o judô brasileiro e para o nosso legado. Tivemos pessoas em suas primeiras Olimpíadas e outras em suas últimas, e sabíamos o quanto essa medalha seria especial. Acreditamos até o fim", disse Rafaela Silva.

O Brasil é um dos poucos países fortes em várias categorias, tanto no masculino quanto no feminino. O fato de medalhistas olímpicos como Daniel Cargnin, Rafaela Silva, Ketleyn Quadros, Mayra Aguiar e Rafael Silva não terem conquistado medalhas individuais foi uma motivação a mais para o grupo. Beatriz Souza, a mais nova campeã olímpica do grupo, lutou todos os confrontos no dia seguinte à sua medalha, totalizando oito combates em menos de 24 horas.

"Não sei se já fiz oito lutas em menos de 24 horas, mas me sinto grata e feliz por ter aguentado cada minuto. Hoje foi pela equipe, não pensei em mim. Estava aqui por eles, pensando: 'tenho que ajudar a equipe a trazer essa medalha'", disse Beatriz Souza.

Ketleyn Quadros, medalhista olímpica de bronze em Pequim 2008, destacou que a medalha é a coroação de um trabalho de 20 anos e um prêmio para essa geração, sem esquecer as pioneiras do judô brasileiro.

“Tenho muito orgulho de fazer parte da história do judô brasileiro. Agradeço às mulheres que vieram antes de nós, que plantaram a semente para que pudéssemos colher agora”, disse Ketleyn Quadros.

Os dez atletas que receberam a medalha em Paris foram: Larissa Pimenta (-57kg), Rafaela Silva (-57kg), Ketleyn Quadros (-70kg), Beatriz Souza (+70kg), Daniel Cargnin (-73kg), Willian Lima (-73kg), Rafael Macedo (-90kg), Guilherme Schimidt (-90kg), Leonardo Gonçalves (+90kg) e Rafael Silva (+90kg).

Para mais detalhes, visite a matéria completa no [site do COB](https://www.cob.org.br/comunicacao/noticias/brasil-vence-italia-conquista-o-bronze-por-equipes-e-termina-os-jogos-olimpicos-com-quatro-medalhas-no-judo-6).
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.