02/08/2024 às 17h35min - Atualizada em 02/08/2024 às 17h35min

Brasil conquista primeira medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 com Beatriz Souza no Judô

Na final, a brasileira garantiu a vitória contra a israelense Raz Hershko e celebra sua glória olímpica em sua estreia nos Jogos

Foto: Alexandre Loureiro / COB

Nesta sexta-feira, 2 de agosto, o Brasil celebrou a conquista de sua primeira medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A vitória veio por meio da judoca Beatriz Souza, na categoria acima de 78 kg.

Bia, como é conhecida, pratica artes marciais desde os sete anos de idade e, aos 26 anos, alcançou sua glória olímpica em sua primeira participação nos Jogos. Na final, a brasileira, quinta colocada no ranking mundial, enfrentou a israelense Raz Hershko, atual campeã europeia, e garantiu a medalha de ouro com um wazari. Antes disso, Bia havia derrotado a atual número 1 do mundo por ippon, através de imobilização. Esta vitória marca a terceira medalha do judô brasileiro nesta edição dos Jogos Olímpicos.

Durante sua preparação para as Olimpíadas, Bia contou com o apoio do programa Bolsa Atleta do Governo Federal, na categoria Pódio, que oferece um auxílio entre R$ 5 mil e R$ 16 mil durante o ciclo olímpico.

Nascida em Itariri e criada em Peruíbe, no litoral de São Paulo, Beatriz Souza já havia conquistado a prata no Mundial de 2022, o bronze no Mundial de 2023, o título no Grand Slam de Baku e o bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Em 2024, ela conquistou o ouro no Grand Prix de Linz, na Áustria, sua primeira competição do ano, além de ter levado o ouro no Campeonato Pan-Americano e Oceania de Judô 2024.

Essa vitória olímpica de Beatriz Souza representa um marco importante para o judô brasileiro e para o esporte nacional, celebrando o talento e a dedicação dos nossos atletas nos palcos internacionais.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.