28/07/2024 às 18h08min - Atualizada em 28/07/2024 às 18h08min
Com Apoio da Torcida Brasileira em Paris, Rayssa Leal Leva Bronze e Faz História
Aos 16 anos, a atleta maranhense se tornou a mais jovem do Brasil a conquistar medalhas em duas edições dos Jogos Olímpicos. Rayssa é apoiada pelo Programa Bolsa Atleta.
Gaspar Nóbrega/COB Rayssa Leal fez história neste domingo (28/07), durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Embora a sonhada medalha de ouro não tenha vindo, com manobras incríveis, a fadinha do skate conquistou o bronze e se tornou a mais jovem atleta do Brasil a ganhar medalhas em duas Olimpíadas diferentes.
Apoiada pelo Programa Bolsa Atleta do Governo Federal, a maranhense de 16 anos começou a prova na pista montada no parque urbano La Concorde com dificuldades. Ela errou nas duas voltas durante a bateria de classificação e precisou fazer mágica para garantir um lugar na final.
Foi então que Rayssa mostrou todo o seu talento. Ela conseguiu uma nota de 92,68 em uma das manobras, a maior nota da história do skate street olímpico até aquele momento. A performance garantiu o sétimo lugar na classificação e a ida para a final.
As outras duas atletas brasileiras que competiram, Pâmela Rosa e Gabi Mazetto, não conseguiram avançar para a final. Ambas também são bolsistas do Programa Bolsa Atleta.
Na final, Rayssa não conseguiu fazer o seu melhor nas voltas e novamente foi para a etapa das manobras sob pressão. Ela bateu o próprio recorde na segunda tentativa, alcançando 92,88. No entanto, duas atletas japonesas estavam em um dia inspirado. Coco Yoshizawa levou o ouro com uma nota de 96,49, a maior da prova, e Liz Akama ficou com a prata.
A medalha de bronze coloca definitivamente o nome de Rayssa Leal na história do esporte brasileiro. Desde que ganhou a prata em Tóquio 2020, com apenas 13 anos, Rayssa conquistou o coração dos brasileiros. Nas arquibancadas em Paris, as cores verde e amarela predominavam, e os gritos em português não deixavam dúvidas: o Brasil estava ali, junto de Rayssa.
“Todo esse sentimento que estou sentindo agora é algo surreal. Muitos pensamentos aqui, todos bons com certeza. Mudou muita coisa da última Olimpíada pra cá, não teve essa galera que teve hoje, então mudou muita coisa, eu mudei também e estou muito feliz, muito”, disse Rayssa ao final da competição.
A maranhense de Imperatriz também expressou sua felicidade por inspirar outras meninas a praticar skate. “A gente sabe a importância que o esporte tem, porque muda vidas”, resumiu.