20/07/2024 às 09h29min - Atualizada em 20/07/2024 às 09h29min

Grupo de Choro Seresta e Serenata participa do Festival de Inverno em São Roque

Composto por 12 músicos, o grupo tem a proposta de preservar a canção e valorizar os compositores brasileiros

               Recentemente , nos últimos anos, O Festival de Inverno da Prefeitura Municipal de São Roque tem sido um grande Palco para artistas do Brasil todo e da região. Participamos deste Festival em 2023 cantando na Praça da República e foi um sucesso. Na versão 2024, que acontecerá entre os dias 19 e 21 e 26 a 28 Julho  teremos  a participação do Grupo de Choro Seresta e Serenata de São Roque.  O grupo já se tornou tradicional e colocou São Roque no seleto movimento seresteiro nacional. A apresentação gratuita será na Brasital, no dia 20 de Julho , às 14h. A proposta do grupo é resgatar serestas, canções de amor e sambas antigos que povoam o imaginário popular. O convite para a participação do Grupo de Choro Seresta e Serenata de São Roque partiu da própria Prefeitura .

O Grupo foi efetivamente criado em 2012, mas remonta às décadas de 1960 a 1980, tendo origem nas serestas de Nho Cota, avó da coordenadora e regente Mari Dineri Moraes. Mari, junto com seu pai, Juvenal, e o marido Sergio, que conheciam a cidade de Conservatória (RJ), considerada a capital nacional da seresta, mas a partir de 2011 foram conhecer outras referências do famoso gênero musical, como a cidade de Santana do Parnaíba (SP).

A proposta era resgatar a histórica Seresta do Nho Cota, que era realizada anualmente no Ano Novo. Os três convidaram outros músicos, juntaram um grupo e deram início ao projeto do novo Grupo de Choro Seresta e Serenata de São Roque.
Além do compromisso mensal em São Roque o Grupo de  Choro Seresta e Serenata tem sido convidado para tocar em locais como Santos, Ibiúna, Votorantim, Piracicaba, além de ter recebido diversos grupos de outras cidades, sempre com foco em tocar seresta, choro e sambas antigos.

De acordo com o produtor cultural do Grupo, o são roquense Bidi Rodrigues, participar do Festival de Inverno é motivo de muita alegria para os/as seresteiros/as. “É muito importante ser lembrado para um importante festival como esse e estar próximo ao nosso público.  Ficamos honrados e felizes  por estarmos entre as atrações do Festival ”, afirmou, expressando o sentimento de todos os integrantes.

“A antiga prática da serenata foi muito popular no século passado. Assim, com a recriação do Grupo de Choro estamos contribuindo para reviver a nossa São Roque de outrora, por meio de nossas serestas e serenatas, que foram compostas por apaixonados e apaixonadas que cantavam seus amores”, diz Mari Dineri. Ela destaca que as serestas e serenatas são “tradições populares que começaram no início do século 18 e que praticamente acabaram na primeira metade do século 20, com o advento da iluminação  pública e do trânsito  nas cidades, entre outras coisas.”


SERVIÇO:
O quê: Grupo de Choro Seresta e Serenata de São Roque
Quando: Dia 20/07, às 14h
Onde: Centro Cultural Brasital.
Quanto: Entrada franca
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.