16/07/2024 às 17h13min - Atualizada em 16/07/2024 às 17h13min

Mitos e verdades sobre assessoria de imprensa

Esclarecer informações sobre a área ajuda a alinhar os objetivos de negócios com estratégias de comunicação eficazes

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O mercado de assessoria de imprensa cresceu entre 15% e 20% em 2023. O dado é de um levantamento realizado pela Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom). Segundo o órgão, o crescimento foi impulsionado quando os clientes e as empresas perceberam que as reputações de suas marcas têm valor estratégico.
 
Essa importância tem se tornado maior, especialmente no ambiente online. Conforme o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, o  acesso à internet no país alcançou 84% da população em 2023. O avanço tem demandado adaptações na área de assessoria.
 
Um exemplo é o PR Digital, uma estratégia que vem se concretizando e auxiliando as empresas na tarefa de menções online de marca. Com ela, os profissionais buscam veicular campanhas de comunicação, por meio do relacionamento com a mídia, blogs e influenciadores digitais.
 
Apesar do aumento de adesão por parte dos clientes e organizações, o serviço de assessoria de imprensa pode gerar questionamentos. Essas dúvidas contribuem para o crescimento de mitos que podem atrapalhar projetos.
 
Entender, portanto, o que é mito e o que é verdade é um caminho para eliminar desinformações e assegurar que pessoas, marcas e empresas se beneficiem do trabalho do assessor ou de uma agência.

Assessoria de imprensa só é eficaz em veículos de imprensa

Mito. Este é um pensamento comum, já que a cobertura em grandes veículos de mídia é desejável para as marcas. Mas a assessoria de imprensa alcança outros meios igualmente eficientes, como redes sociais, blogs, sites de menor tráfego e até o Google. Por meio de agência de link building, por exemplo, é possível realizar um trabalho de digital PR com foco em ranqueamento em mecanismos de busca.
 
O assessor analisa o perfil completo do seu cliente, o público-alvo e o objetivo principal e, assim, consegue definir qual o melhor meio de comunicação para aprimorar a reputação da marca.

Assessoria de imprensa é apenas para grandes empresas

Mito. Uma pesquisa da empresa Nielsen, especializada no estudo do comportamento de compra do cliente, aponta que 62% dos consumidores globais confiam mais em marcas que têm uma boa reputação e presença positiva na mídia. Portanto, qualquer organização, independente do seu tamanho no mercado, deve investir em um bom trabalho de assessoria de imprensa.
 
As pequenas empresas, através desse serviço, podem aumentar sua visibilidade e ampliar o seu espaço no mercado, conquistando, assim, maiores públicos.

O serviço de assessoria não garante publicação

Verdade. Há quem pense que assessoria é sinônimo de publicidade, mas são serviços distintos. Enquanto o primeiro se concentra em obter cobertura noticiosa para o cliente ou a empresa, a publicidade envolve o pagamento pelo espaço publicitário.
 
Portanto, o assessor trabalha conectando a empresa com a mídia, mas por meio de oportunidades, como entrevistas, notícias e reportagens. Os conteúdos positivos são passados para a mídia, que decide ou não se pode gerar valor e publicação.

Assessoria não substitui o marketing

Verdade. A assessoria busca fortalecer a imagem da empresa na mídia, já o marketing  aponta soluções para uma organização melhorar seu posicionamento no mercado.
 
Ambos serviços são complementares e uma diferença é que o trabalho de assessoria, diferente do marketing, se estende ao gerenciamento de eventuais crises, de maneira profissional.

Os resultados de uma assessoria são imediatos e garantem vendas

Mito. Estes são outros pensamentos equivocados, já que, para todo bom serviço, o tempo é aliado para as conquistas. Construir relacionamentos com jornalistas e desenvolver histórias que geram interesses são trabalhos que levam tempo e os resultados são percebidos gradualmente.
 
Além disso, a assessoria de imprensa não é um meio de vendas, e sim um trabalho de imagem. O assessor vai mostrar ao público a qualidade do serviço da empresa, melhorando sua imagem no mercado. Por isso, é importante ter em mente que isso não garante vendas.
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